Parceria para transformar a educação em Portugal

A Fundação Santander Portugal e a The LEGO Foundation anunciaram uma parceria destinada a promover a aprendizagem de excelência através do «brincar» («Learning Through Play»), com um conjunto de novas metodologias lúdicas aplicadas nas escolas portuguesas.

Esta colaboração é impulsionada por um compromisso comum para criar um futuro onde as crianças são capacitadas através de uma aprendizagem lúdica, promovendo a criatividade e o gosto por aprender ao longo da vida. Com um foco na redefinição da essência do conceito de «brincar» e na transformação da experiência de aprendizagem, o objetivo final é promover essa mesma aprendizagem e o desenvolvimento das crianças através do poder transformador de brincar.

Ao promover a integração estruturada de «Aprender através do brincar» nas metodologias pedagógicas, a parceria pretende utilizar a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas durante os anos formativos da escolaridade. A iniciativa envolve um investimento substancial em abordagens inovadoras, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de indivíduos mais bem preparados para os desafios do século XXI.

Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal, partilha: «Temos como objetivo transformar as vidas destas crianças, garantindo que alcançam o mais alto nível de educação com as competências certas. Criatividade, capacidade de resolução de problemas, colaboração e comunicação são competências essenciais para qualquer emprego futuro. Acima de tudo, queremos incutir o gosto pela aprendizagem ao longo da vida.»

Por sua vez, Yerrie Kim, vice-presidente para Learning through Play da The LEGO Foundation: refere: «A nossa aspiração é que as crianças se tornem estudantes criativos, ativos, comprometidos com a aprendizagem ao longo da vida, que possam progredir num mundo em constante mudança ao experimentarem os benefícios de aprender a brincar. Esta parceria apoia o desenvolvimento de uma mentalidade de aprendizagem lúdica nos anos mais formativos da educação de uma criança.»

.

Nota: foto Ryan Donnell/ Sesame Workshop