Lembrar os momentos únicos

Uma partilha de João Alberto Catalão, mostrando que qualquer team coach deve ser criativo nas ferramentas que utiliza, com o objetivo primordial da cocriação e de potenciar a inteligência coletiva de uma equipa. O especialista mostra como uma imagem fica mais na memória do que dinâmicas e momentos muito interessantes, muito impactantes mas que depois são esquecidos. E destaca a importância de numa equipa haver algo, inclusivamente em termos metafóricos, que faça os seus elementos lembrarem-se de momentos únicos que viveram numa determinada sessão.

.

Vídeo 216: Team coaching talks – Técnica do sabão (João Alberto Catalão)

Alcançar objetivos com a maior eficácia e a maior eficiência é fundamental para qualquer equipa. A metáfora do sabão que este vídeo apresenta torna-se facilmente memorável e é muito poderosa para estimular a equipa a identificar o que pode fazer para o conseguir e as ameaças que podem ocorrer no processo.

****

Esta série de vídeos é da autoria de Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão, executive coachesteam coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros Ferramentas de Coaching, Ferramentas de Team Coaching e Ferramentas de Mentoring, além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020.