Cegid a recrutar e com novo centro de IA

Empesa com destaque global em soluções de gestão empresarial na cloud para as áreas de finanças, recursos humanos, contabilidade e retalho, para empreendedores e pequenas empresas, a Cegid abriu o seu primeiro centro de inteligência artificial (IA) em Portugal, o que reforça ainda mais o seu compromisso com a inovação estratégica e a expansão internacional.

.

Expansão para a inovação global em IA

Segundo a Cegid, a IA está a transformar a forma como todos os negócios operam, inovam e competem. Em particular, a tecnologia de IA generativa está a criar um campo de aplicações para que as empresas sejam capazes de desenvolver novas experiências para os clientes, identifiquem insights que de outra forma continuariam ocultos e apoiem os colaboradores numa grande diversidade de tarefas.  

O novo centro de IA da Cegid veio reforçar a capacidade da empresa para apoiar as organizações a repensar a forma como trabalham e a oferecer mais valor aos seus clientes. Irá funcionar como uma incubadora, aproveitando o vasto conhecimento empresarial da Cegid e a grande quantidade de dados que processa diariamente para transformar as potencialidades da IA generativa em soluções práticas para os clientes.

.

Aproveitar o expertise local

A tecnológica, que conta com cerca de 4.400 colaboradores em todo o mundo, pretende recrutar mais de 50 engenheiros de software especializados em IA para o novo centro, que irá funcionar em articulação com os escritórios de Braga e Lisboa. O objetivo é contratar um total de 150 colaboradores especializados nesta área até 2025.

Pedro Vale, vice-presidente de engenharia para a área de IA e Data na Cegid, destaca a importância estratégica desta região para a Cegid, referindo: «Portugal oferece um hub de conhecimento técnico brilhante e conta com uma forte concentração de talento, que é fundamental para os projetos inovadores que estamos a desenvolver. O novo Centro de IA da Cegid já triunfou com o seu primeiro projeto, um assistente virtual de apoio ao cliente, para que os utilizadores da solução Cegid Contasimple poupem tempo e prestem um melhor serviço ao cliente, o que reforça a nossa filosofia de oferecer inovação com um propósito específico, adaptado às necessidades reais dos nossos clientes.»

.

Inovação com propósito

O novo centro de IA da Cegid está preparado para revolucionar a forma como os clientes da empresa operam, através da incorporação de funcionalidades de IA generativa em soluções pragmáticas. Em linha com a visão da Cegid, o centro irá desenvolver tecnologia avançada para apoiar os utilizadores a potenciarem a inovação, com soluções de IA que trabalham para eles – e não o contrário –, aumentado a eficiência operacional e a competitividade dos clientes nos mercados em que atuam.

.

Adesão à conformidade e ao uso ético

Fiel ao seu propósito, a Cegid não está apenas a inovar para melhorar o desempenho, mas também para dar prioridade ao uso seguro e regulamentado da IA. Pedro Vale refere ainda, a concluir: «Estamos empenhados em estabelecer padrões de referência para o uso responsável da IA nos negócios, particularmente em regiões com regulamentações rigorosas como a União Europeia. Trata-se de inovar de forma responsável e garantir que as nossas soluções respeitam a privacidade, a segurança e a conformidade, valores que estão enraizados na cultura da Cegid.»