Boas Práticas RH
Samsys: Uma equipa comprometida com o sucesso

Quase três décadas depois da fundação, a Samsys prossegue no seu caminho de sucesso, destacando-se a missão de impulsionar a eficiência e a produtividade dos clientes através do estudo, do desenvolvimento e da implementação constante de soluções personalizadas, com equipas de especialistas.

Texto: Redação «human» Foto: DR

.

Com uma atividade de quase três décadas em tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Porto, a Samsys tem feito «um caminho de vários sucessos que a transformou numa consultora certificada, comprometida em proporcionar soluções tecnológicas de excelência», assinala Samuel Soares, fundador da empresa com o seu irmão Ruben Soares, sendo os dois co-chief excecutive officers (co-CEOs). O responsável destaca a missão de «impulsionar a eficiência e a produtividade dos clientes através do estudo, do desenvolvimento e da implementação constante de soluções personalizadas, com equipas de especialistas em consultoria de gestão, engenharia de sistemas, agência digital (abrangendo comunicação, marketing, desenvolvimento web e digital) e assistência e suporte, preparadas para encarar desafios complexos e apresentar soluções verdadeiramente inovadoras».

A qualidade é o cerne da consultora, realça por sua vez Ruben Soares, assinalando: «Comprometemo-nos a oferecer soluções tecnológicas de vanguarda, adaptadas às necessidades e às expectativas dos clientes. Investimos na pesquisa e no desenvolvimento, mantendo-nos sempre atualizados sobre as mais recentes tendências e os avanços tecnológicos.» Mais: «Na Samsys, atribuímos grande importância à sustentabilidade e à responsabilidade social. Acreditamos firmemente que o sucesso empresarial deve coexistir com o respeito pelo ambiente e pela comunidade. Por isso, implementamos práticas sustentáveis em diversos sectores da empresa e promovemos iniciativas de responsabilidade social, com o objetivo de contribuir positivamente para a sociedade. Este ano, tivemos a honra de reunir aproximadamente três mil pessoas na nossa maior iniciativa de responsabilidade social, sob a alçada da Academia Samsys: o DDC – Dia do Conhecimento. Um dia repleto de partilha motivacional gratuita, com a participação de seis oradores de topo que deixaram uma marca inspiradora em todos os presentes.»

Na Samsys procura-se «construir um lugar onde cada colaborador não apenas contribui, mas evolui e faz parte», assinala Samuel Soares, um dos co-CEOs, que lidera a consultora com o seu irmão Ruben Soares.

A Samsys vem registando um crescimento do negócio, que se reflete no aumento do número de colaboradores. Conta em Portugal com uma equipa de aproximadamente 70 colaboradores, «cujo comprometimento tem sido fundamental para o sucesso em território nacional», faz notar Samuel Soares. Internacionalmente, continuam a dar alguns passos com visitas e participações em feiras internacionais. Esta expansão será reforçada com a ação do plano estratégico para o próximo ano, não apenas para fortalecer a presença global mas também enriquecer a empresa com novas perspetivas e experiências aliciantes para todas as suas pessoas. Samuel Soares refere ainda que neste percurso têm vindo a acolher clientes de norte a sul do país, consolidando «uma presença robusta a nível nacional». O período pós-Covid impulsionou o crescimento, marcado pela contratação de pessoas de várias regiões do país e pela integração de parcerias estratégicas. «Esta expansão foi facilitada pela adoção de inovações ao nível geral empresarial, nomeadamente o investimento em ferramentas de trabalho remoto, tornando a superação de desafios mais acessível», explica o responsável.

.

Trajetória inspiradora

Ao olhar para as práticas de recursos humanos da Samsys nos últimos anos, Ruben Soares vê «uma trajetória inspiradora na adaptação de um ambiente de trabalho capaz de se recriar e responder às necessidades e expectativas dos colaboradores e do mercado em geral». Esta evolução, diz, «demonstra a resiliência, o empenho e a motivação que a liderança procura e valoriza – um ambiente de felicidade no colaborador e na equipa». Fala ainda de «uma abordagem flexível, evidente em políticas como o trabalho remoto e horários adaptáveis», o que «não constitui apenas uma mudança de procedimento, é um esforço intencional para honrar a diversidade de estilos de vida e preferências de trabalho».

Na Samsys, «o compromisso contínuo com o desenvolvimento pessoal não é apenas uma estratégia, mas um investimento individual que dá a oportunidade de crescimento e evolução, porque o sucesso da equipa é a soma do sucesso individual de cada ajudador Samsys», explica Samuel Soares, assinalando um conceito muito especial na consultora, o de ajudador, ou seja, cada um dos colaboradores. E acrescenta: «A diversidade e os valores de inclusão ajudam-nos a construir uma equipa inovadora, diferenciadora, que enriquece o nosso ambiente e os projetos que apresentamos. Além disso, o nosso compromisso com a saúde mental e o bem-estar emocional não é apenas uma resposta à pressão moderna, pelo que contamos já com a ajuda de uma entidade capaz de responder a este tipo de cuidados. Faz parte dos valores da empresa, com enfoque na liderança, estarmos atentos e em momentos desafiantes apoiarmo-nos mutuamente.»

O responsável vê a trajetória da Samsys como «mais do que positiva», vê-a como «inspiradora». E comenta: «Não estamos apenas a responder às mudanças; estamos a liderar com a visão de um ambiente de trabalho onde a felicidade e o sucesso andam de mãos dadas. A nossa evolução em práticas de recrutar humanos é uma afirmação do nosso compromisso com uma equipa e com cada um que não é apenas eficiente, mas verdadeiramente feliz e realizada. Procuramos construir um lugar onde cada colaborador não apenas contribui, mas evolui e faz parte.»

Ainda nas boas práticas ligadas à gestão das pessoas, Ruben Soares retoma a questão da saúde mental, que «já está em vigor há algum tempo», diz, assinalando que mesmo assim sentem a necessidade de aumentar o número de sessões de apoio por colaborador e incluir o tema de forma mais proeminente no plano estratégico para o próximo ano, com formações internas, visando manter um ambiente de trabalho saudável e consciente. Fala depois de outro aspeto que identificaram como crucial: «Tem a ver com demonstrar a nossa valorização àqueles que passam pela Samsys em processos de estágio e de seleção. Para os estagiários, desenvolvemos um kit de acolhimento abrangente, que inclui uma frase motivacional em cada equipamento. Adicionalmente, implementámos um novo fluxograma de procedimentos que culmina na entrega de um Diploma SAMSYS GOLD no final do estágio, proporcionando uma experiência enriquecedora e reconhecendo o esforço dedicado.»

Já no âmbito da contratação, foi intensificada a relevância dada às entrevistas, tornando o processo mais descontraído e acolhedor. Ruben Soares detalha: «Implementámos um procedimento final de acompanhamento e avaliação, garantindo uma análise mais abrangente em relação ao processo de seleção e recrutamento de talentos. Esta abordagem visa não apenas atrair profissionais qualificados mas também assegurar que o ambiente de trabalho seja inclusivo e propício ao desenvolvimento individual.»

Em jeito de conclusão, o responsável partilha: «Estamos confiantes de que estas iniciativas contribuirão para fortalecer o bem-estar dos colaboradores, criar uma cultura organizacional mais positiva e atrair e reter os melhores talentos para a Samsys. Estamos empenhados em evoluir continuamente nas nossas práticas e políticas para garantir um ambiente de trabalho saudável e gratificante para todos.»

.

»» DESTAQUE

DDC Samsys 2024

O DDC – Dia do Conhecimento, organizado pela Samsys, é um evento de destaque nacional, aberto à sociedade, assumindo-se como o maior encontro gratuito de desenvolvimento pessoal e profissional no nosso país. Teve início em 2012 e inspirou a criação da Academia Samsys, que promove iniciativas de responsabilidade social.

Com patrocínios que garantem um ambiente diversificado de networking, este evento visa proporcionar um dia repleto de palestras, boa energia, partilha de conhecimento e experiências inspiradoras. Além disso, cria oportunidades de negócio através de parcerias que fortalecem a comunidade empresarial.

A inscrição para o DDC Samsys 2024 está disponível para participação presencial, com vagas limitadas a três mil lugares, isto quando para a participação on-line não há limites de inscrição. A Samsys convida as empresas a tornarem-se parceiras oficiais, aproveitando condições especiais ao associar-se em 2023, permitindo assim que os seus negócios estejam ligados a um evento de renome nacional e que aumentem a sua visibilidade, estabeleçam contactos com milhares de empresários, promovam produtos e serviços e explorem novas oportunidades de negócio durante mais de oito horas de networking.

O DDC Samsys 2024 foi agendado para 7 de junho próximo, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Mais informações aqui.