RH nos cuidados de saúde: ferramentas para gerir a crise de pessoal

A SISQUAL WFM tem vindo a constatar que nos últimos anos as instituições de saúde têm enfrentado uma crise significativa de pessoal, problema que se agrava à medida que a população envelhece. Ao mesmo tempo, as necessidades de saúde estão a aumentar e a procura de profissionais de saúde está a ultrapassar a oferta: a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que serão necessários mais de 18 milhões de trabalhadores até 2030.

Neste contexto, a tecnológica assinala que as soluções de gestão da força de trabalho (WFM) estão a emergir como a solução ideal para responder aos desafios enfrentados pelo sistema de saúde na gestão adequada da disponibilidade da sua força de trabalho. Dispor de uma ferramenta única para gerir o pessoal permite uma afetação mais eficiente dos recursos humanos, garantindo a disponibilidade de profissionais em número suficiente para cuidar dos doentes, mesmo em alturas de maior procura.

«A gestão das equipas deve ser feita a partir de uma única plataforma centralizada», afirma José Pedro Fernandes, vice-presidente da SISQUAL WFM, empresa que tem posição de destaque mundial em soluções de workforce management. A SISQUAL WFM fornece ao negócio de soluções de gestão de pessoal uma plataforma totalmente personalizável, que permite a centralização das operações decorrentes da gestão das rotações do pessoal de saúde, administrativo e laboral do sistema de saúde.

Para a empresa, a geração automática de horários e tarefas foi elevada à categoria de essencial para o bom funcionamento das organizações, uma vez que facilita a gestão de férias, faltas e horas extraordinárias, aspetos que, juntamente com o cálculo automático dos turnos trabalhados, facilita e reduz a chance de erros na rotina de pagamento, uma vez que os dados são integrados nos programas que geram as folhas de pagamento do pessoal.

Para aumentar a eficiência da gestão do sistema de saúde, a SISQUAL WFM considera que a centralização de dados e processos não só é essencial para as organizações do sector como também contribui para a melhoria da gestão de recursos humanos, algo que tem impacto na poupança sustentada de tempo dos profissionais de saúde para que se possam concentrar em prestar cuidados médicos de qualidade.

A SISQUAL WFM sublinha que a integração de soluções de gestão da força de trabalho contribui para que os profissionais de saúde tenham maior liberdade e capacidade para gerir horários, mudar de turno, pedir férias, dias de folga e justificar ausências de forma automática e fácil. Este nível de autonomia simplifica as complexidades administrativas do pessoal, enquanto proporciona um ambiente de trabalho mais equitativo e adaptado às necessidades individuais de cada profissional.

A consequência direta é uma melhoria substancial da qualidade de vida, permitindo aos profissionais de saúde equilibrar mais eficazmente as suas responsabilidades profissionais com a sua vida pessoal, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais saudável e para cuidados de saúde de qualidade.

«O SISQUAL WFM não só simplifica a gestão de pessoal, como também eleva o nível de cuidados no sector da saúde», afirma ainda José Pedro Fernandes,assinalando que, «ao centralizar toda a gestão de equipas numa única plataforma, estamos a capacitar os profissionais de saúde para prestarem serviços de elevada qualidade, enquanto garantimos uma gestão operacional perfeita e uma maior satisfação com o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.»

A SISQUAL WFM, tecnológica especializada num único produto, o Workforce Management (WFM), foi fundada em 1992, no Porto, dispondo de uma das principais soluções de recursos humanos para o sector do retalho e da saúde a nível mundial. Está empenhada em ajudar as empresas a melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos seus colaboradores, cumprindo a legislação laboral local e a cultura interna.

Scroll to Top