Leroy Merlin com mais de 3.000 dias de voluntariado em 2023

Hoje, dia 5 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntário, e na Leroy Merlin todos o podem ser. O propósito de «fazer da casa um lugar positivo para viver» levou milhares de colaboradores a fazer a diferença, seja a reabilitar instituições sociais em emergência habitacional, promover ações de reflorestação e limpeza do habitat, a fazer melhorias num centro de recuperação de feridos de guerra e, sobretudo, a ser um pilar no apoio às comunidades onde estão presentes. No total, o papel da Leroy Merlin, enquanto empresa socialmente contributiva e envolvida com a comunidade, resultou num somatório de horas de voluntariado equivalente a mais de 3.000 dias, em projetos cujos impactos são agora revelados.

Com o compromisso de promover a «Solidariedade Local», onde o envolvimento com a comunidade é prioridade, a Leroy Merlin abraçou múltiplos projetos ao longo deste ano, que podem resultar da iniciativa de todos: por iniciativas nacionais propostas pela equipa de Impacto Positivo da empresa, de ideias pensadas e implementadas pelas lojas nas comunidades locais ou de iniciativas de associações às quais a marca se junta. Este ano, todas estas iniciativas resultaram em projetos, como a Semana do Habitat Digno, a CleanUp Week e ainda o apoio na reconstrução e na remodelação de um centro de acolhimento para refugiados da Ucrânia.

A caminhar para o fim de 2023, já é possível conhecer o impacto de algumas destas ações que, a par de outras iniciativas locais, envolveram mais de 2.050 colaboradores voluntários e 3.500 participações. Iniciativas de reabilitação de casas familiares e instituições sociais, em situação de pobreza habitacional, foram umas das prioridades da Leroy Merlin, que somou 800 dias de voluntariado a projetos relacionados. Em outubro, a marca dinamizou a Semana do Habitat Digno, com iniciativas de norte a sul do país, onde em parceria com a Just a Change foram reabilitadas duas casas particulares e cinco instituições privadas de solidariedade social (IPSS) nacionais, contribuindo assim para a mudança na vida de centenas de pessoas.

Também no âmbito das remodelações, a Leroy Merlin reforçou a parceria com a UAPT, associação que apoia refugiados da Ucrânia, através do voluntariado no futuro Centro de Recuperação de Feridos de Ourém, que se traduziu na limpeza, na pintura e nas obras de remodelação do espaço. No total, foram cerca de 166 os voluntários envolvidos na limpeza e no apoio na remodelação do centro, e 1.320 horas dedicadas.

Já no caso da CleanUp Week, lojas, plataformas e serviços internos juntaram-se com o propósito de limpar Portugal, através da recolha de lixo. No total, foram perto de 600 voluntários e 3.253 horas, que resultaram na recolha de 16.850 quilos de resíduos.

João Lavos, líder de Impacto Positivo da Leroy Merlin Portugal, assinala: «A nossa abrangência geográfica e a autonomia que cada uma das nossas lojas tem para propor, criar ou apoiar iniciativas de voluntariado faz com que cada um de nós possa assumir o papel de líder e gerar um impacto positivo nas comunidades onde estamos inseridos, onde vivemos e onde assumimos o compromisso de sermos contribuidores. Este ano foi o expoente máximo deste compromisso que assumimos com seriedade, mas que é levado a cabo com o coração. Estamos muito orgulhosos por ver o Impacto Positivo que conseguimos alcançar, e entusiasmados por continuar este caminho em 2024.»

Na Leroy Merlin, o voluntariado é entendido como forma de desenvolvimento de talento, competências e de estímulo da proximidade com a comunidade, e é por isso que disponibiliza um dia de trabalho (oito horas) por colaborador, para que possa participar em iniciativas de voluntariado corporativo Leroy Merlin. Ainda assim, caso o colaborador queira estar envolvido em mais iniciativas que se estendam além das oito horas, também poderá fazê-lo.

Para o próximo ano, o objetivo é focar no impacto de cada uma das iniciativas para que o voluntariado corporativo da Leroy Merlin possa continuar a fazer a diferença. «2023 foi o ano em que mais horas dedicámos a este tipo de iniciativas e esperamos que a tendência se mantenha. No entanto, o objetivo agora vai muito além de aumentar o número de horas – queremos, sim, garantir que temos o impacto desejado e que somos consistentes na ajuda e apoio que damos a cada uma», conclui João Lavos.

A Leroy Merlin faz parte da ADEO – grupo de empresas dedicadas à melhoria da casa – e está presente em Portugal desde 2003, com mais de 50 lojas por todo o país. Com cerca de 5.750 colaboradores, a empresa tem uma visão centrada nas pessoas e, por isso, aliar o conhecimento proporcionado pelos dados para melhor responder às necessidades dos habitantes é o seu foco, no sentido de fazer da casa um lugar mais positivo para viver.

Scroll to Top