Diversidade e inclusão

Um passo essencial para o futuro

Vivemos numa era de constantes mudanças e avanços tecnológicos, em que as tecnologias de informação (TI) desempenham um papel central na configuração do nosso presente e do nosso futuro. Com essa centralidade, emerge também a responsabilidade desse sector em ser representativo, inclusivo e adaptável às necessidades de um mundo em permanente evolução.

Texto: Daniela Costa Foto: DR

.

A diversidade e a inclusão não são – não podem ser – apenas tendências ou slogans corporativos: são imperativos estratégicos para qualquer empresa que pretenda prosperar no cenário global atual.

O sector de TI, historicamente dominado por um perfil demográfico limitado, enfrenta hoje o desafio e a oportunidade de ser pioneiro na promoção da diversidade. E é aqui que empresas como a Eurotux demonstram que caminhar nessa direção é possível e benéfico.

O aumento da representatividade feminina em cargos de TI não é apenas uma questão de equidade, mas também de potencial inexplorado. As mulheres trazem perspetivas, competências e experiências únicas que enriquecem o ambiente de trabalho e a tomada de decisão. O compromisso da Eurotux em aumentar a presença feminina na empresa é um testemunho claro do seu entendimento sobre a importância da diversidade de género no sector.

Similarmente, ter instalações acessíveis não é apenas cumprir uma norma legal. Representa uma demonstração tangível do compromisso com a inclusão. Ao equipar-se com uma infraestrutura adequada para pessoas com deficiência, a Eurotux não só abre portas para talentos que poderiam ser negligenciados, mas também transmite uma mensagem poderosa sobre seus valores.

Num mundo globalizado, a riqueza cultural é uma das principais forças motrizes da inovação. Colaboradores com diferentes origens culturais, como os da Eurotux – oriundos da Europa, de África, da América do Sul e de outras geografias –, trazem uma variedade de perspetivas que podem gerar soluções criativas e inovadoras para problemas complexos. Mais ainda, eles atuam como pontes para mercados e demografias diferentes, ampliando o alcance e a relevância da empresa no cenário global.

A diversidade e a inclusão não são apenas benéficas para os indivíduos envolvidos. Elas são vantagens competitivas para as empresas e empresas diversificadas tendem a ser mais criativas, resilientes e bem-sucedidas. Além disso, quando uma empresa se compromete com a diversidade, não apenas ajuda a moldar o futuro da TI, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A diversidade e a inclusão no sector das TI não são meramente uma questão de opcão. Elas são essenciais. E empresas como a Eurotux estão a pavimentar o caminho, mostrando que um futuro mais diversificado e inclusivo não é apenas desejável, mas absolutamente alcançável.

.

»»»» Daniela Costa é chief operations officer (COO) da Eurotux, uma empresa especialista em planeamento, integração e implementação de sistemas informáticos, oferecendo soluções de TI construídas à medida das necessidades dos clientes. Criada no ano 2000, procura combinar a excelência técnica dos seus profissionais com uma gestão prudente, fator que sustentou o seu sólido crescimento, apoiado em elevados capitais próprios.

Scroll to Top