Desafio para as empresas tecnológicas: atrair mais talento feminino

A sociedade caminha para uma transição tecnológica de impactos profundos. A necessidade crescente de atrair mais talento representa, por si só, um desafio importante. Além deste, fomentar o equilíbrio nas equipas de trabalho, com uma maior participação das mulheres, é uma necessidade. A equidade de género no sector tecnológico deve ser promovida, por uma questão social, e também porque está provado que equipas mais diversas são capazes de tomar melhores decisões, mais sensatas e inclusivas.

Estima-se que até 2050 as carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) representem cerca de 75% das oportunidades de emprego. Não devemos privar as mulheres de aceder a estas oportunidades. De parte da Ricoh, a responsabilidade é levada muito a sério, uma vez que as carreiras tecnológicas, dentro das STEM, são as que contam com a menor representação feminina, apenas 20%, de acordo com dados Eurostat.

Miquel Soler, country manager da Ricoh Portugal, refere: «O Grupo Ricoh, do qual também fazem parte em Portugal as empresas TotalStor e Pamafe, tem desenvolvido nos últimos anos várias ações que visam quer o empoderamento, como a atração e retenção de talento feminino com projetos de liderança específicos para as colaboradoras do Grupo (AURORA, ARIADNA, WOMEN IN ACTION). Destacamos ainda o projeto Technovation Girls, que consiste em promover o gosto das jovens familiares dos nossos colaboradores pela tecnologia através de criação de uma app que resolve um problema social escolhido por elas. Os próprios familiares são os mentores das diferentes equipas de jovens.»

A chegada do Congresso SWC – STEM Women Association a Portugal, este ano, constituiu um marco importante. A associação que agora inicia o seu trabalho em Portugal procura conciliar os esforços em torno deste objetivo, promovendo e divulgando iniciativas que muitas vezes ficavam isoladas, propondo-se igualmente a medir o impacto que estas iniciativas têm na sociedade. No seu discurso, Mar Porras, marketing manager da Ricoh Espanha e Portugal e global president da STEM Women Association, assinala: «O método mais eficaz tem sido o de reunir pessoas que estejam focadas no mesmo objetivo, que é o de fomentar a igualdade de oportunidades e a diversidade de género nos sectores STEM. Pretendemos preencher esta lacuna no ambiente STEM, conectando, criando e crescendo junto com outras mulheres.»

O congresso, que contou com diversas figuras proeminentes do campo STEM, deu palco a mulheres que partilharam o seu percurso de sucesso dentro de grandes empresas ou entidades nacionais e internacionais. Foi uma forma de dar visibilidade e inspirar as gerações de jovens mulheres, que através destas role models podem ganhar uma confiança acrescida para se impor nas carreiras STEM.

O evento terminou com uma round-table em que Sónia Rodrigues, key account manager da Pamafe, a Ricoh Company, nesta ocasião designada como uma das embaixadoras SWC em Portugal, reconheceu as dificuldades em encontrar talento feminino no sector tecnológico, admitindo: «Existe um défice de candidaturas. Muitas mulheres têm pouca confiança em entrar neste mundo, onde existe um forte estereótipo masculino, o que revela que um grande esforço deve ser feito ao nível da sociedade e das escolas, que devem fomentar a inclusão das jovens num ensino que, apesar de técnico, também conta com uma vertente humana.»

.

A Ricoh

A Ricoh tem uma posição de destaque na criação de locais de trabalho digitais com tecnologias e serviços inovadores que permitem aos colaboradores trabalhar de forma mais inteligente a partir de qualquer lugar.

Com conhecimento e capacidade organizativa desenvolvida ao longo dos seus 85 anos de história, destaca-se na prestação de serviços digitais, gestão da informação e soluções de impressão criativas e disruptivas concebidas para acompanhar a transformação digital e otimizar a sustentabilidade dos negócios.

Com os seus escritórios centrais em Tóquio, o grupo opera em todo o mundo e os seus produtos e serviços chegam já a clientes de mais de 200 países e regiões.

A Ricoh Portugal e Espanha iniciou a sua atividade há mais de três décadas. Com sedes centrais no Porto, em Madrid e em Barcelona, conta no momento com 17 delegações, cerca de 2.000 profissionais, mais de 100 distribuidores e cerca de 50.000 clientes.

Scroll to Top