O Projeto ZER01, criado pela NOS e pela ENSICO para levar o ensino da computação a escolas de todo o país, triplicou a sua atuação e passa a abranger cerca de 1.200 alunos durante o ano letivo 2023/24. Após um primeiro ano em que 400 alunos de 18 turmas do primeiro e do segundo ciclos receberam semanalmente aulas de computação, a NOS reforça agora o investimento nesta iniciativa, para que mais crianças possam ter acesso às aulas da ENSICO.
Privilegiando a intervenção em zonas geograficamente descentralizadas e com maiores desafios socioeconómicos, o segundo ano de implementação do Projeto ZER01 passa a abranger 54 turmas do primeiro e do segundo ciclos, em 13 escolas dos agrupamentos de Arcos de Valdevez, Bragança, Gondomar, Vila do Conde, Mirandela e São João da Pesqueira, triplicando o número de alunos face ao ano passado.
O crescimento do projeto inclui também a formação certificada de professores das próprias escolas, tornando-se assim master teachers, visando dar resposta ao aumento do número de escolas e alunos abrangidos. Durante o ano letivo de 2023/24, está prevista a formação de 45 professores, licenciados em Matemática e Educação Básica. Estes professores estão já a receber formação complementar especializada e acreditada junto da Sociedade Portuguesa de Matemática, para ficarem habilitados a ministrar aulas de computação nas suas escolas.
Margarida Nápoles, diretora de comunicação corporativa e responsabilidade social da NOS, partilha: «Acreditamos no poder do ensino da computação para melhorar desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens e para estimular a descoberta de novos interesses e novas competências. Para a NOS, esta é uma aposta de futuro e por essa razão temos a ambição de continuar a fazer crescer o Projeto ZER01, sendo nosso objetivo chegar aos 3.000 alunos já no próximo ano letivo.»
Por sua vez, Luís Neves, cofundador e presidente da ENSICO, afirma: «Este é um momento decisivo para a ENSICO. Estamos, pela primeira vez, a envolver os professores das próprias escolas na lecionação das aulas de computação. A adesão e o entusiasmo dos professores nesta fase tem sido exemplar e contagiante, demonstrando que temos professores de enorme qualidade e sedentos de desafios ambiciosos que possam contribuir para uma melhoria das aprendizagens dos alunos e do nosso sistema de ensino.»
De assinalar que a computação é a base científica que explora o poder dos computadores. Permite desenvolver o pensamento lógico e a capacidade de resolução de problemas, e estimula a criatividade. É um corpo de conhecimento, independente do uso de máquinas, que pretende dotar crianças e jovens de competências para atuarem como criadores e empreendedores, acompanhando as mudanças e as tendências sociais, económicas e tecnológicas. O pensamento computacional inclui a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise de algoritmos e o desenvolvimento de processos, de forma integrada, contribuindo para uma melhor capacidade de aprendizagem de outras matérias fundamentais, como a matemática e a língua portuguesa, e para a melhoria do desempenho escolar dos alunos.
Vídeos sobre o Projeto ZER01 abaixo.