CEGOC lança livro «Organizações 7 Estrelas»

Empresa em destaque em formação, desenvolvimento e transformação de pessoas e organizações, a CEGOC está a lançar o livro «Organizações 7 Estrelas – Como construir e manter uma organização à prova do futuro». Da autoria de Ricardo Martins, chief executive officer (CEO) da consultora, e Jack Korsten, fundador da GrowthPartner, este livro pretende ser uma ferramenta de apoio ao trabalho de empreendedores, empresários e gestores na construção de organizações à prova do futuro.

Os autores assinalam que vivemos e trabalhamos numa época de concorrência intensa e disruptiva e temos vindo a assistir à evolução errática dos mercados. Estarão as nossas empresas preparadas para as transformações que, cada vez mais, lhes estão a ser exigidas no curto, médio e longo prazo? Responder a esta questão tornou-se o ponto de partida para o desenvolvimento deste trabalho realizado a quatro mãos, e que parte da convicção de que hoje qualquer organização que se queira manter relevante e ser bem-sucedida no seu sector terá de repensar o seu negócio e elevar-se ao patamar seguinte, passando de um nível 5 para 7 estrelas.

A «comoditização» da oferta é uma tendência crescente e global, que anda de mãos dadas com o aparecimento cada vez mais frequente dos chamados Cisnes Negros, acontecimentos inesperados e  de grande impacto que afetam em grande escala a cadeia de abastecimento das empresas e, em consequência, o crescimento do seu negócio. São também já muitas as organizações que atualmente procuram responder a estes e outros desafios, digitalizando o seu modelo de negócio, tornando-se por vezes reféns de plataformas como Amazon, Alibaba, Booking e outras, que procuram estabelecer-se como operadores dominantes no on-line, obrigando-as a definir uma estratégia adequada para responder à massificação da oferta de serviços freemium e modelos de subscrição, com preços muito baixos.

O livro «Organizações 7 Estrelas – Como construir e manter uma organização à prova do futuro», segundo os autores, vai permitir aos empresários, empreendedores e gestores portugueses:

– perceber como a «comoditização», a «amazonificação» e alterações súbitas provocadas por fenómenos inesperados do tipo Cisne Negro exigem uma nova abordagem à sua forma de estar no mercado;

– planear e executar todos os passos necessários para poder elevar as suas organizações ao nível 7 Estrelas, distanciando-se da atual concorrência;

– preparar e moldar as organizações, em tempo útil, para o futuro.

A abordagem 7 Estrelas assenta em sete domínios que, em conjunto, formam a base de uma organização 7 Estrelas preparada para o futuro:

1. Liderança inspiradora

2. Equipas apaixonadas

3. Modelo de negócio agile

4. Experiências marcantes

5. Aceleração das vendas

6. Execução disciplinada

7. Elevada performance

Cada um destes domínios tem quatro fatores de aceleração. São estes drivers que, quando acionados, permitem acelerar e, consequentemente, elevar toda a organização ao nível seguinte, e assim tornar-se mais preparada e resiliente para o futuro, nesse domínio.

Ao escolher de forma consciente e fundamentada a quais dos sete domínios e fatores de aceleração quer dar prioridade, cada gestor pode moldar e acelerar sistematicamente a construção da sua própria organização 7 Estrelas.

Num comunicado, pode ler-se uma declaração dos autores, Ricardo Martins e Jack Korsten: «Este é um livro sobre sonhos e empreendedorismo. É sobre como imaginar, seguir e implementar. Sobre tudo o que podemos fazer, mas também sobre aquilo a que teremos de renunciar para concretizá-los. As metodologias e conclusões a que chegámos, no processo de desenvolvimento do livro, basearam-se na combinação de uma extensa revisão da literatura existente e de cerca de 30 anos de experiência prática na conceção e na implementação de projetos de transformação bem-sucedidos com empresas e organizações em Portugal e no resto da Europa.»

Mais informações sobre o livro aqui.