O Sistema de Codificação da Face Humana 5.0 foi apresentado ontem, segunda-feira, no âmbito do programa comemorativo do vigésimo aniversário do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa (FEELab/UFP), no Porto.
«É o mais avançado e tecnológico jamais criado e pode ser usado em diversos contextos sociais, como por exemplo a medicina, a justiça, a educação, a segurança, o desporto», referiu Armindo Freitas-Magalhães (na imagem), diretor do FEELab/UFP, assinalando ainda: «As possibilidades de usabilidade são inúmeras, e esta última versão permite a codificação da dor em tempo real.»
O «Facial Action Coding System 5.0: Manual de Codificação Científica da Face Humana» acompanha o sistema. Trata-se de um manual publicado em edições portuguesa, inglesa e espanhola, num total de 1.236 páginas, e que descreve o trabalho académico e científico subjacente à criação do pioneiro F-M FACS 5.0.
O FEELab/UFP é único em Portugal e já foi distinguido por entidades nacionais e internacionais pelo seu trabalho científico pioneiro e inovador.