O Cetelem, marca comercial do BNP Paribas Personal Finance, anunciou que Jean-Christophe Coquillaud (na foto) assume neste mês de setembro a responsabilidade pela atividade do banco em Portugal. Sucede a Anais Raynaud, que estava na liderança desde 2021 e que agora se junta ao Comité Executivo do grupo.
Com um master em Gestão pela NEOMA Business School, o novo chief executive officer (CEO) da entidade em Portugal conta com mais de 20 anos de experiência na criação e na transformação de empresas multinacionais. O seu percurso profissional começou em França, na área da consultoria, nomeadamente em projetos de transformação, fusão e reorganização nos mercados franceses e tunisinos.
Integrou o Grupo BNP Paribas em 2006 e exerceu funções em vários países – Rússia, França, México e Brasil –, em sectores como mobilidade, banca de retalho e financiamento ao consumo.
O novo CEO do Cetelem – BNP Paribas Personal Finance Portugal partilha: «Assumo este novo desafio em Portugal com enorme responsabilidade e entusiasmo e a confiança de contar com uma equipa apaixonada e experiente, com 30 anos de história no mercado nacional. Como prioridades, no centro está a transformação da empresa, fundamental para responder às novas necessidades dos consumidores, que procuram soluções para o financiamento dos seus projetos que sejam simples, rápidas e transparentes. Servir os nossos clientes com qualidade e responsabilidade e assumir um papel ativo na promoção do consumo sustentável, são, sem dúvida, os principais desafios.»
Entre 2006 e 2012, Jean-Christophe Coquillaud exerceu funções de liderança no BNP Paribas na Rússia, onde foi responsável por desenvolver um projeto greenfield na banca de retalho. Em 2012, liderou a equipa dedicada à atividade Automóvel Wholesale na sede do BNP Paribas Personal Finance em França. Posteriormente assumiu a função de chief operations officer (COO) do banco no México, função que a partir de 2016 exerceu no Brasil, assumindo posteriormente o cargo de CEO.
O novo responsável em Portugal transita do cargo de CEO do BNP Paribas Personal Finance no Brasil, que ocupava desde o final de 2021.