«Gabo e Mercedes: Uma Despedida»

Últimos dias de um génio

Os últimos dias da vida de um génio, o escritor Gabriel García Márquez, autor de «Cem Anos de Solidão», no testemunho de um dos seus filhos, Rodrigo Carcía. Com edição da Dom Quixote (Grupo Leya), inclui no final uma série de imagens do Nobel colombiano com Mercedes, a sua esposa, desde a juventude de ambos.

Texto: Redação «human»

.

Março de 2014. Gabriel García Márquez, o célebre escritor colombiano autor de «Cem Anos de Solidão», Prémio Nobel da Literatura em 1982, está doente com uma constipação. «Desta não escapamos», diz a Mercedes Barcha, sua esposa havia mais de 50 anos, e a Rodrigo, um dos filhos de ambos.

As páginas de «Gabo e Mercedes: Uma Despedida», escritas por Rodrigo, são uma crónica íntima e honesta dos últimos dias de um génio, escrita com a precisão e o distanciamento de uma testemunha de exceção: o próprio Rodrigo. Vemos o lado mais humano de uma personagem universal e da mulher na qual reparou quando eram ainda crianças, que o acompanhou toda a vida e que apenas lhe sobreviveu uns anos, entremeado com recordações de uma vida irrepetível.

A edição é da Dom Quixote.

Scroll to Top