A Great Place to Work (GPTW) anunciou as empresas, entre mais de 3.300 participantes, que apresentam uma média de 90% de Índice de Confiança segundo os seus próprios colaboradores. O estudo deste ano representa a opinião de 2,6 milhões de colaboradores, que foram convidados a responder ao questionário, anónimo e confidencial, sobre a sua experiência nas organizações.
Na lista estão quatro empresas portuguesas: a Untile na posição 13 na dimensão de Pequenas Empresas; a Coverflex na posição 15 em Médias Empresas; a Mind Source na posição 41 em Médias Empresas; e a Noesis na posição 12 em Grandes Empresas.
Já no ranking da categoria Multinacionais, as empresas em Portugal que participaram no estudo dominam o top cinco: DHL Express está na primeira posição, seguida da farmacêutica AbbVie. Na terceira surge a cadeia de hotéis Hilton, depois a gigante tenológica Cisco, seguida da Salesforce em quinto lugar. A estas empresas associam-se mais três: sétima e oitava posições, respetivamente, a Teleperformance e a Hilti (a que se refere a imagem), e ainda, a Kiabi, na décima terceira.
As melhores empresas da Europa destacam-se pela criação de um employee experience excecional, gerando culturas de alta confiança, com especial destaque para os benefícios especiais e exclusivos, bem como a distribuição justa dos lucros, segundo a opinião dos colaboradores. Os colaboradores reconhecem a camaradagem como o principal fator da sua experiência, com 93% (média das empresas vencedoras), revelam sentir orgulho na sua organização (90%) e também realçam a credibilidade, um atributo conferido à experiência nestas organizações, com 90%.
Para constar desta lista, as empresas que participam no estudo devem primeiro atingir o selo de Certificação, após ouvir os colaboradores, e atingir mais de 65% nesta avaliação final. Depois, devem surgir no ranking entre as melhores do seu país, ou seja, ter os mais altos índices de confiança, após uma breve auditoria de práticas. Por último, são postas à prova na sua dimensão com as restantes vencedoras das outras listas pela Europa. No caso da categoria Multinacionais, devem estar em pelo menos três listas nacionais na Europa e ter pelo menos 1.000 colaboradores no mundo, com pelo menos 40% (ou 5.000) dos colaboradores localizados fora do país onde se localiza a sede.
As empresas reconhecidas no ranking Best Workplaces podem ser consultadas aqui.
.
A consultora
A Great Place to Work opera em todo o mundo como autoridade na pesquisa e consultoria em ambientes de trabalho. Para além de identificar e reconhecer os bons lugares para trabalhar através da Certificação e dos Best Workplaces, a consultora ajuda as organizações a criar e a manter a excelência dos ambientes de trabalho com a sua plataforma digital de inquéritos da satisfação, com análise de resultados em tempo real e benchmark com as melhores empresas a nível global. Mundialmente, o seu estudo da representa a opinião de mais de 10 milhões de colaboradores de empresas.