ISEG surpreende novos alunos com Mural do Clima

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management, em colaboração com o IPP (Institute of Public Policy) e a Transitar, dinamizou um evento de sensibilização sobre as alterações climáticas, com a participação de cerca de 200 estudantes de primeiro ano das suas licenciaturas. Esta ação envolveu a formação de professores, funcionários e alunos de segundo ou terceiro ano como facilitadores do denominado Mural do Clima.

Os novos alunos foram convidados a participar no Mural do Clima, uma iniciativa de sensibilização para as causas, consequências e efeitos colaterais das alterações climáticas, baseado no trabalho do IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change, da Organização das Nações Unidas (ONU). Um conjunto de cartas leva, assim, à criação de um mural através de ligações de causa-efeito entre cada carta, aprofundando ou desvendando novos conhecimentos, focado na consciencialização climática.

Trata-se de uma iniciativa que atesta o compromisso do ISEG em educar, sensibilizar e incentivar os estudantes para uma mudança de comportamentos e práticas, como refere Winnie Picoto, vice-presidente da instituição com o pelouro da Sustentabilidade: «No ISEG, reconhecemos que a qualidade de vida das gerações futuras depende da forma como lidamos com os desafios atuais e estamos muito comprometidos os desafios da sustentabilidade. Através da participação nesta ação, os nossos estudantes ganham uma maior consciência do seu papel na sociedade e propõem ações individuais e coletivas para a transição climática.»

O workshop Mural do Clima foi criado em França, em 2018, e já sensibilizou mais de um milhão e cem mil pessoas em todo o mundo para os desafios climáticos. Através deste workshop colaborativo, os alunos do ISEG puderam descobrir, por vezes com surpresa, de que forma grandes temas da atualidade estão interligados com as alterações climáticas. Por exemplo, em que medida o aumento da temperatura e a consequente migração dos insetos pode ser responsável pela propagação de doenças.

Com este início de ano letivo no ISEG, muito focado na sustentabilidade, no dia seguinte os alunos tiveram também oportunidade de passar da teoria à prática e participar numa ação de voluntariado ambiental com o Centro de Interpretação de Monsanto, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, para recolha de espécies invasoras no Parque Florestal de Monsanto.

Scroll to Top