Lidl apoia a comunidade

Na quarta edição do programa «Mais Ajuda», que agora se inicia, o Lidl Portugal tem 300 mil euros para apoiar projetos de inovação social que revolucionem a forma como enfrentamos o desafio habitacional em Portugal. As candidaturas, com respostas inovadoras, estão abertas até ao dia 8 de outubro.

O programa desenvolvido pelo Lidl Portugal, de apoio à comunidade, desafia este ano não só instituições particulares de solidariedade social (IPSSs) e startups, mas também outro tipo de entidades de empreendedorismo social, a desenvolverem projetos inovadores com impacto, capazes de encontrar novas respostas para problemas sociais vigentes. 

Na quarta edição, a Habitação foi o tema escolhido pelos colaboradores da insígnia, depois de em agosto terem sido desafiados a definir a causa a apoiar este ano. O Lidl Portugal irá entregar 300 mil euros a até cinco projetos inovadores – adicionalmente, irá promover durante o mês de dezembro uma campanha em loja para que os clientes possam também contribuir para as ideias vencedoras.

Os vencedores são anunciados no início de dezembro de 2023 e durante o ano de 2024 integrarão o programa de capacitação desenhado para potenciar a sua sustentabilidade e o seu impacto.

Adotando o naming «Mais Ajuda com + Impacto», a edição de 2023 conta também com um novo parceiro, o Impact Hub Lisbon, organização que acelera a transição para uma nova economia, apoiando agentes de mudança e ideias com visão de futuro. O Impact Hub Lisbon fará a gestão do processo de candidaturas e seleção de vencedores, em conjunto com o Lidl Portugal e um painel de jurados, e realizará o programa de capacitação com um acompanhamento de 12 meses.

As candidaturas estão abertas no website do programa, aqui, como referido até ao dia 8 de outubro, dirigindo-se a entidades que concentrem as suas ações na facilitação do acesso a uma habitação digna, de modo a ajudar aqueles que mais precisam, nomeadamente através de respostas para habitações inclusivas, na revitalização de projetos, na disponibilização de métodos inovadores de financiamento e na apresentação de novas soluções na construção. As candidaturas serão avaliadas e selecionadas durante o mês de outubro e, pela primeira vez, os clientes do Lidl terão também um papel ativo na escolha dos projetos vencedores, podendo votar numa shortlist de finalistas, na app Lidl Plus e aqui durante o mês de novembro.

O «Mais Ajuda» foi criado em 2019 para dar respostas e soluções a desafios sociais, visando promover a inovação social numa abordagem pioneira, onde IPSSs e startups colaboram e têm a oportunidade de integrar novas tecnologias, ferramentas e know-how, beneficiando das valências de cada um, criando um ecossistema de inovação social.

Nas três edições anteriores, o Lidl Portugal contribuiu com cerca de 800 mil euros, apoiando projetos dirigidos a crianças e idosos e distinguindo entidades de apoio à educação empenhadas em promover a igualdade de oportunidades.

.

O Lidl

Há 28 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 9.000 colaboradores, distribuídos por mais de 270 lojas, de norte a sul do país, e quatro direções regionais e entrepostos, para além da sede: Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Sintra (Centro) e Palmela (Sul).

Segundo um estudo de impacto realizado pela consultora KPMG, em 2021, o Lidl Portugal contribuiu com 2.610 milhões de euros a nível de geração de riqueza para o país, representando 1,2% do produto interno bruto (PIB) nacional.

Em 2023, a empresa ganhou, pela segunda vez consecutiva, a certificação Top Employer, atribuída pelo Top Employers Institute, sendo o único retalhista nacional com esta distinção, pelas suas boas práticas na gestão de recursos humanos.

O Lidl pertence ao Grupo Schwarz e é um dos líderes de mercado a nível europeu em retalho alimentar: conta com cerca de 12.200 lojas e mais de 220 centros de distribuição e entrepostos em 31 países, apostando na disponibilização de produtos de máxima qualidade ao melhor preço e pautando-se pela simplicidade e pela proximidade com os seus clientes. A sua sede, na cidade alemã de Neckarsulm, é responsável pela conceção e pela estrutura de todos os processos estandardizados.

A nível internacional, o Lidl conta com mais de 376.000 colaboradores em todo o mundo. O dinamismo no trabalho do quotidiano, a força como um resultado e o respeito mútuo com colaboradores e parceiros caracterizam o trabalho da empresa em todos os países onde está presente.

No dia-a-dia, o Lidl assume a responsabilidade pelas pessoas, pela sociedade e pelo ambiente. Para os seus responsáveis, sustentabilidade é cumprir a sua promessa de qualidade, todos os dias, centrando a sua estratégia «Mais Lidl» em três dimensões: Mais para o Planeta, Mais para a Comunidade e Mais para Si.

O Grupo Schwarz, que opera mundialmente enquanto retalhista alimentar, gerou uma faturação de 154,1 mil milhões de euros no ano fiscal de 2022.

Scroll to Top