Plano de ação
Como pode alavancar os resultados de uma empresa

Os bons resultados de uma empresa dependem de uma série de fatores, mas a organização é um dos principais. No entanto, muitas vezes ela é negligenciada, o que pode prejudicar a empresa. Para evitar isso, existe uma ferramenta sobre a qual ainda surgem diversas dúvidas: chama-se plano de ação.

Texto: Gustavo Medeiros

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Um plano de ação empresarial é uma estratégia que define as metas, os objetivos e os passos concretos necessários para alcançar um resultado ou resolver um desafio dentro de uma organização.

Este plano promove uma visão clara das atividades a ser realizadas, prazos, responsabilidades e recursos necessários, enquanto se identifica os principais obstáculos e se propõe estratégias para superá-los, promovendo a eficiência e a coordenação entre equipas. 

Trata-se de uma ferramenta importante para direcionar esforços, medir o progresso e garantir que a empresa esteja alinhada com os seus objetivos estratégicos de curto e longo prazos.

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Como criar um plano de ação eficaz?

O plano de ação é muitas vezes executado de forma errada, o que pode gerar o efeito inverso do pretendido. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados.

Para criar um plano de ação empresarial eficaz, é importante seguir um processo estruturado, definir claramente objetivos mensuráveis que se deseja alcançar e ainda identificar as etapas necessárias para atingir esses objetivos, atribuindo responsabilidades e prazos apropriados a cada uma.

Importa ainda avaliar os recursos necessários, como financeiros e humanos, e considerar possíveis obstáculos, além de criar estratégias para superá-los. Deve também acompanhar-se o progresso regularmente, fazendo os ajustes necessários.

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Plano de ação para clínicas estéticas

Uma etapa importante do meu trabalho como mentor empresarial para clínicas estéticas consiste na elaboração de um plano de ação direcionado. Esse plano é fundamental para criar estratégias de marketing, para atrair e fidelizar clientes, para aproveitar datas comemorativas, elevar os lucros, etc.

Não é necessário ter um plano de ação inédito e megalómano. O «feijão com arroz», o básico bem feito, muitas vezes traz melhores resultados para uma clínica, pois facilita passo a passo as estratégias que serão aplicadas.

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Notas foto Pixabay (a partir de MF Press Global).

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»»»» Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis (Brasil) e detém um master em Programação Neurolinguística (PNL). Tem 18 anos de experiência no comércio de retalho, passando pela gestão de marketing, estratégica e comercial. Também é especialista em psicodinâmica do mundo dos negócios e analista comportamental, tendo em curso uma especialização em psicanálise. Atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treino, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.