A CGI, empresa em destaque em consultoria de TI (tecnologias de informação) e de negócio, e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) anunciaram o lançamento do curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (TPSI). Este primeiro curso é criado no âmbito do CGI Acceleration Program e resulta da parceria estabelecida com o IPS. O prazo limite para as candidaturas está fixado para 16 de agosto de 2023.
O curso tem como objetivo dotar os alunos interessados numa carreira tecnológica das competências necessárias para ingressar na área das TI. Irá funcionar pela primeira vez em Lisboa, mais concretamente nas instalações do INETE – Instituto de Educação Técnica, com 25 vagas. Os conteúdos programáticos estão alinhados com as necessidades identificadas pela CGI em contexto real de trabalho.
Enquanto embaixadora deste programa, a CGI irá assegurar todos os encargos com propinas, o pagamento de uma bolsa mensal e ainda a oportunidade de aprendizagem em ambiente real de trabalho. Com a duração de dois anos, este programa enquadra-se na designação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e destina-se a finalistas do ensino secundário. A seleção dos candidatos é da responsabilidade das duas instituições, CGI e IPS.
José Pratas, vice-presidente responsável pela liderança da inovação e das parcerias em Portugal, assinala: «O Acceleration Program nasce da vontade da CGI de contribuir para a formação de jovens talentos, assim como da necessidade de desenvolver recursos humanos qualificados numa área profissional que está em grande crescimento em Portugal. Acreditamos que o caminho para acelerar a entrada de jovens no mercado de trabalho passa por um maior alinhamento entre universidades e empresas, e é neste patamar que nos encontramos a trabalhar ativamente.»
Por sua vez, Ângela Lemos, presidente do IPS, refere; «Esta parceria com a CGI surge em linha com a estratégia do IPS de promover e fomentar a relação com o tecido empresarial através da formação e da investigação aplicada, permitindo aos estudantes uma grande proximidade com o contexto real de trabalho numa área profissional em crescente desenvolvimento e hoje decisiva no desenvolvimento das regiões. Esta estratégia em muito tem contribuído para o índice de excelência de empregabilidade dos nossos diplomados, e por isso acreditamos que vai ser mais um programa de sucesso.»
O curso surge no âmbito do protocolo estabelecido entre a CGI e o IPS em 2022 e está inserido no projeto SONDA2026, tendo sido aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A formalização da candidatura processa-se através da entrega do processo on-line no portal do Instituto Politécnico de Setúbal.
Mais informações aqui.