Rumos Consulting ajuda EDP na melhoria da automação dos processos de negócios

Referência no mercado nacional na prestação de serviços em tecnologia e sistemas de informação, a Rumos Consulting foi a organização selecionada pela EDP para participar num processo de implementação de melhorias ao nível da automatização do fluxo de dados e controlo de processos decisivos para o negócio.

Em parceria com a equipa de Operations Management da Digital Global Unit da EDP, a Rumos Consulting promoveu um trabalho de reorganização e reengenharia de processos, sistematização e prototipagem de soluções. Foram criadas cadeias de trabalho mais simples, evidenciando a especificidade do negócio e com a flexibilidade necessária para as constantes exigências de adaptação da organização ao mercado.

Carlos Miguel Pereira, da área de Operations Manager da Digital Global Unit da EDP, refere: «É evidente que a automação pode ajudar as organizações a trabalhar de forma mais organizada, eficiente e rentável, sendo por isso um dos aspetos essenciais no funcionamento empresarial moderno. Neste caso em específico, conseguimos não apenas otimizar a eficiência, a qualidade, a segurança, a robustez e a visibilidade dos nossos workflows, como também reduzir os custos, as incidências, diminuir o time-to-market e potenciar a autonomia das diversas equipas que possuem processos suportados pelo Control-M.»

A atualização da solução Control-M da BMC, bem como a reformulação dos processos potenciou a simplificação, transparência e autonomia às equipas aplicacionais e de negócio para agendar, gerir e monitorizar os workloads das diferentes áreas da organização. Até então, a utilização das funcionalidades desta solução, que conduzia os workloads e workflows críticos da EDP, eram caracterizados por scripting excessivo, por uma reduzida visibilidade dos stakeholders da definição dos seus processos e do estado em que se encontravam, e também por uma dificuldade em acompanhar a dinâmica e a exigência dos requisitos do negócio das diferentes áreas da empresa. Por exemplo, as incidências, reconhecidas, por vezes, em fases demasiado avançadas do processamento, eram frequentemente resolvidas através de operações repetitivas e maioritariamente realizadas de forma manual, o que comprometia os tempos de resposta, não apenas às anomalias mas também às restantes solicitações.

Luís Garcia, head of digital transformation da Rumos Consulting, acrescenta: «À medida que foram concretizadas as primeiras melhorias no workloads, a EDP reconheceu o valor que o Control-M iria aportar nos seus processos de grande relevância e dimensão. E, desde então, a empresa tem uma visão holística e consistente do sistema. A equipa de negócio pode consultar o estado do processo on-line, pode ser avisado de futuras quebras de service level agreements (SLA) a tempo de as corrigir ou mitigar os seus efeitos, bem como consultar o histórico do processo e as suas estatísticas ao longo de meses e anos. Por sua vez, a equipa técnica tem ao seu dispor todas as ferramentas para depurar eventuais erros e toda a segurança da alta disponibilidade e escalabilidade, numa interface única, simples e moderna. Graças a este trabalho conjunto, a EDP está agora mais ágil e confiante nos seus sistemas e pode olhar para eles com o nível de detalhe adequado a cada colaborador.»

Com estas melhorias, os serviços de self-service passaram a permitir a autonomia de equipas de negócios na utilização da ferramenta, dispensando interações desnecessárias com a equipa técnica operacional. A antecipação na identificação de erros no processo, a articulação com as restantes soluções da organização, bem como a correção de erros previamente identificados, através da aplicação de soluções pré-preparadas, permitiram ganhos significativos ao nível de eficiência. A monitorização e a alarmística antecipada trouxeram ao negócio a capacidade de previsão, análise e ação para evitar impactos no negócio, ainda antes de acontecerem e poderem afetar os utilizadores, bem como o cumprimento dos SLA. Uma visão end-to-end para todos os intervenientes nos processos, um acesso simples à monitorização e controlo, disponibilizou uma perceção única e integrada do negócio.

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