Já nas livrarias

«Salvar o Fogo», de Itamar Vieira Junior

O novo romance do escritor brasileiro Itamar Vieira Junior, «Salvar o Fogo», chega finalmente a Portugal. A edição é da Dom Quixote.

Texto: Redação «human»

.

Aguardado com grande expectativa, por se seguir a «Torto Arado», um dos maiores sucessos da literatura brasileira das últimas décadas, vencedor dos prémios LeYa (2018), Jabuti (2020) e Oceanos (2020), que transformou o autor numa verdadeira estrela literária de dimensão mundial, «Salvar o Fogo» terá uma edição simultânea em Portugal (Dom Quixote) e no Brasil (Todavia).

Neste novo livro, Itamar Vieira Junior, que estará em Lisboa em finais de maio para o promover, conta-nos uma história que, tal como em «Torto Arado», decorre no interior da Bahia, numa localidade conhecida como Tapera do Paraguaçu, cujo domínio das terras pertence à Igreja, que ali detém um mosteiro desde o século XVII. É onde vivem o menino Moisés, órfão de mãe, o seu pai, Mundinho, e a sua irmã Luzia, que ao contrário dos outros irmãos, que partiram em busca de uma vida melhor, foi obrigada a ficar para cuidar do pai e do menino.

Estigmatizada pelos seus supostos poderes sobrenaturais, Luzia tem no entanto uma vida de profundo sentido religioso, trabalhando como lavadeira do mosteiro e educando Moisés rigidamente com o objetivo de inscrevê-lo na escola dos padres e conseguir para ele a educação que nenhum dos irmãos pôde ter. Porém, a experiência dessa formação marcará o rapaz de tal modo que ele acabará por deixar intempestivamente a casa.

«Salvar o Fogo» é um romance que, assinala o Grupo LeYa, mostra que muitas vezes os fantasmas de uma família não se distinguem dos fantasmas de um país.

No Brasil, a editora Todavia colocou o livro em pré-venda, numa edição especial de capa dura, e em pouco dias vendeu cerca de 37 mil exemplares.

Itamar Vieira Junior saltou para as bocas do mundo com «Torto Arado», que é já um romance imortalizado, depois de ter sido incluído, no seguimento de um estudo levado a cabo por um grupo de 169 intelectuais, na lista dos 200 livros mais importantes para se entender o Brasil, lista essa onde também constam os nomes de Jorge Amado, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade, por exemplo.

Publicado em mais de 24 países, o último dos quais o Japão, onde o autor esteve recentemente, nas cidades de Tóquio e Quioto, participando em apresentações e conferências em universidades e livrarias, «Torto Arado» já vendeu mais de 500 mil exemplares em todo o mundo e, para além disso, motivou uma série de acontecimentos: incluído no Plano Nacional de Leitura no Brasil; adaptado ao teatro por Christiane Jatahy, encenadora premiada no Festival de Veneza, numa peça que já estreou na Áustria, em França e na Bélgica; vai ter uma edição em audiolivro, no Brasil, narrado por uma famosa atriz; será brevemente publicado em versão de romance gráfico; os direitos televisivos já foram adquiridos, pelo que brevemente a história das irmãs Bibiana e Belonísia estará nos pequenos ecrãs.

Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, na Bahia. É escritor e geógrafo, doutorado em Estudos Étnicos e Africanos. Da sua autoria publicou a Dom Quixote, em 2018, «Torto Arado», e em 2021 o livro de contos «Doramar ou a Odisseia». «Salvar o Fogo» é o seu segundo romance.

Scroll to Top