Como escolher uma consultora de RH?
Santos da casa não fazem milagres

Para que precisa de consultoria de recursos humanos (RH)? Tout court, para resolver temas para os quais internamente não há expertise ou, existindo, não há disponibilidade de tempo/ energia. Para trazer uma perspetiva fresca, externa e «descontaminada» de relações pessoais e políticas internas. Para aquele boost de energia de que precisa.

Texto: Sofia Calheiros Foto: DR

.

A sobrecarga de trabalho, o acumular de funções, a proximidade, entre outros, são fatores difíceis de gerir quando se quer mudança, alinhar processos de gestão de pessoas com negócio, soluções integradas disruptivas ou um simples alinhamento harmonioso do que já tem inhouse, e sabe-se que «santos de casa não fazem milagres».

As consultoras de RH com sagesse, criatividade, versatilidade e agilidade apoiam as equipas de RH internas a colocar-se na linha da frente da mudança e contribuem para a sua capacidade de antecipar.

Então, quem procurar? Aquela consultora de RH em especial porquê? Porque é obvia a combinação de muita experiência (em clientes nacionais e internacionais, de pequena, média e grande dimensão, que estão em Portugal e de Portugal no mundo, em muitas geografias, pela experiência passada, presente e presença futura em todos os sectores: You name it!), com qualificações, hard skills (sabem, resolvem de A a Z em temas de RH e business) e têm soft skills que valorizam qualquer intervenção.

Quem são estas consultoras, o que as caracteriza, o que as faz raras?

1 Gostam de desafios complexos. Não lhes dê coisas de cacaracá.

2 Ouvem o que diz e o que não diz. Mete medo, mas o resultado é fantástico.

3 Observam com várias lupas o contexto interno e externo e buscam dados de formas múltiplas. Levantam tudo, o que sabe que lá está e o que nem imaginava.

4 Questionam e questionam-se muito. São despertadores de pensamentos, ideias, processos.

5 Visualizam as melhores oportunidades para que alcance o que pretende. Desenham estratégia e formulam um business plan na mouche.

6 Geram insights e pequenas e subtis mudanças que fazem a diferença.

7 Identificam o essencial do supérfluo. Separam bem o trigo do joio. Arrumam.

8 Antecipam impactos de cada iniciativa, a curto, médio e longo prazo.

9 Têm um gosto especial por (e capacidade para) perceber o seu negócio… a sua realidade.

10 A capacidade de comunicação, com todos os níveis da organização, é a sua aptidão especial.

11 Desatam nós, clarificam e põem todos na mesma pauta, conseguem pôr todos em torno de objetivos comuns.

12 Antecipam a transformação… no negócio, em cada área e em cada pessoa.

13 Têm coragem para dizer o que ninguém lhe diz. (Acha que sabe o que a sua empresa pensa? Deixe-se disso. O seu lugar, por muita proximidade que pensa que consegue, é de distância.)

14 Vão estar ao seu lado no percurso de gerar soluções, tomar decisões e resolução. Serão o melhor parceiro no momento em que está mesmo sozinho. Trust é baseline.

15 Influenciam 360º – vendem bem as suas ideias e levam a bom porto a colaboração interna.

16 Abrem portas, janelas importantes para arejar a empresa.

17 Têm uma qualidade ímpar: sentido de humor.

18 Mestres no tato, no dizer… mas dizem sempre. Se não dizem com frontalidade e preto no branco, não são consultoras de RH.

19 Preparam-se imenso. Estudam, pesquisam e conseguem se necessário uma improvisação segura.

20 Fazem pontes com a sua equipa (trabalham bem em equipa e com qualquer equipa) e com o mundo exterior quando isso é uma vantagem para a sua empresa.

21 São a discrição em pessoa, sempre leais, e trabalham com confidencialidade.

22 Ajudam a sair da zona de conforto estimulam a criatividade.

23 Desenham e apoiam o desenho de planos e modelos de funcionamento que façam o drive da transformação desejada.

24 Alinham, alinham… e de tal forma que se tiver a perceção de que vieram, encheram a sua agenda mas não fizeram nada… pergunte-se: As coisas aconteceram? Houve menos desgaste de energia organizacional? Das equipas? Das pessoas e seu?

25 São o seu melhor investimento… e o barato sai caro.

Ainda tem dúvidas? Não tenha. Avance, não se ponha a fazer tudo com a prata da casa. Vai ficar riscada, desgastada, em sofrimento, sem ideias e sem impacto.

E nós, o que podemos fazer por si? Trabalhar com a sua equipa e otimizar o funcionamento da sua empresa; redefinir a estratégia e políticas de RH alinhadas com a estratégia do negócio; definir e apoiar as transformações na cultura da empresa; desenhar e implementar soluções que criam o clima favorável aos resultados que pretende; refrescar tools de gestão de talento; criar e acompanhar os momentos de aprendizagem para o já e o amanhã; resolver conflitos aproveitando as suas dinâmicas como energia para avançar; acima de tudo, nas lideranças, podemos fazer muito, mesmo muito.

.

»»»» Sofia Calheiros é partner da Sofia Calheiros e Associados, consultora que renasceu em 2015, apresentando-se mais flexível e conectada com as rápidas mudanças do mundo a dando mais força à crença que acompanha os seus responsáveis, de que todas as pessoas são boas e melhores ainda quando se sentem realizadas pelo que entregam, na transformação que se impõe. Procura contribuir para um new design de novas estruturas, maximizando desempenho e o potencial e sempre inspirando pessoas para o seu melhor, através de coaching, workshops, consultoria e assessments.