Número 142, março-abril de 2023

Uma nova edição da «human», cujo primeiro mês a que diz respeito é o de março, associa-se também ela ao espírito do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março. Daí a opção de em muitas das peças editoriais haver presença feminina – começando logo na entrevista principal, destaque de capa, em que surge uma jovem empreendedora e empresária, Sara do Ó, e continuando em secções como Um Dia na Empresa, Flash Interview e Última Página, com responsáveis de multinacionais com presença no nosso país.

Nos trabalhos mais extensos da edição, sobre assessment, consultoria de recursos humanos e formação de executivos, a presença feminina também é assinalável, não por opção editorial mas pela realidade do meio empresarial português, sobretudo no que à gestão das pessoas e a áreas de alguma forma relacionadas, em que essa presença começa a destacar-se. Inclusive, na edição deste ano do Fórum de Líderes para a Gestão do Talento, a sétima, que a revista «human» organizou recentemente, nas mais de duas centenas de pessoas da assistência, pessoas com responsabilidades em inúmeras instituições ao nível de recursos humanos e liderança, a presença feminina foi mais uma vez assinalável, com uma grande maioria de mulheres. No fundo, o retrato de um meio empresarial que vai mudando, que vai prosseguindo no seu caminho, por vezes árduo, em direção mais do que à igualdade, à valorização de um bem tão valioso como é a diversidade e o respeito por todos os valores fantásticos que essa diversidade nos traz. Terão sido precisamente as áreas ligadas à gestão das pessoas que nas empresas mais contribuíram, nos últimos anos, para que esse caminho fosse percorrido de forma mais rápida.

Esta edição da «human» tem distribuição, uma vez mais, na Expo RH, em final de março, a par da distribuição habitual em banca e do leque de revistas que seguem para os leitores via assinatura.

.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Flash Interview (Raquel Rebelo, Abilways)/ Debate (Top Board – Executive Talks)

– Primeira Opinião: Sofia Calheiros, Sofia Calheiros & Associates

– Entrevista de Capa: Sara do Ó, Grupo Your

– Benefícios Sociais: Opinião, Filipa Martins, Edenred

– Reportagem: Assessment e tecnologia, uma parceria de excelência

– Em Direto: Paulo Magro da Luz, Egor

– Destaque: Consultoria RH – que potencial aporta às empresas?

– Direito Laboral: Opinião, Ana Cláudia Rangel, Raposo Bernardo & Associados

– Especial: Formação de executivos – enormes desafios

– Um Dia na Empresa: Susana Valadas, Daikin

– Transformação Digital: Opinião, Enrique Sala, Cegid

– Espaço RH: Em Síntese/ Web/ Livros

– Lifestyle: Golfe/ Vinho

– Última Página: Rosário Morgado, ERA Portugal

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

.

Edições anteriores

.

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.