A Cisco, empresa global com posição de destaque em tecnologias de informação, e o .PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo português .pt, assinaram um protocolo de cooperação para promover o desenvolvimento de competências digitais básicas e avançadas, através de programas conjuntos de evolução e qualificação profissional.
A colaboração entre a Cisco e o .PT vai permitir integrar o programa Cisco Networking Academy (NetAcad) no plano de atividades do .PT, disponibilizando gratuitamente cursos, apoio, ferramentas e sistemas abrangidos pela plataforma. O NetAcad é um programa que oferece formação em competências digitais, através de parcerias público-privadas e programas inclusivos de desenvolvimento profissional.
O .PT disponibilizará uma infraestrutura centrada na transferência de conhecimento, especialização e inovação, com o objetivo de estimular ambientes de colaboração com as empresas, os cidadãos e o Estado ao nível da aprendizagem diversificada.
O acordo entre as duas partes prevê ainda a criação de programas conjuntos de desenvolvimento e qualificação profissional, como a organização de aulas técnicas, orientada pela Cisco, ou de workshops de divulgação e utilização do portal para developers Devnet, estimulando a criação de projetos empreendedores e alargando o conhecimento das tecnologias e da sua aplicação.
«É com enorme espírito de compromisso que assinamos este protocolo com o .PT, que visa promover o desenvolvimento de competências digitais básicas e avançadas em Portugal. A Cisco, no seu programa de aceleração digital, através da Cisco Network Academy, tem como um dos seus principais objetivos a capacitação digital das diferentes populações em Portugal. Este centro de formação do .PT será uma infraestrutura importante para fomentar a adesão ao ensino das tecnologias de informação, desenvolvendo competências digitais para acelerar a inovação em Portugal», referiu Miguel Almeida (na foto), diretor geral da Cisco Portugal.
Já Luísa Ribeiro Lopes, presidente do Conselho Diretivo do .PT, assinalou: «O .PT e a Cisco partilham a vontade de fomentar a adesão ao ensino das tecnologias de informação e comunicação, e veem a necessidade de evolução das práticas e currículos educacionais e de inovação existentes. O protocolo conjunto que hoje formalizamos está alinhado com estas metas e visa fortalecer o enriquecimento de competências digitais de empresas e cidadãos, indispensáveis à transformação digital em curso.»