«Escolha dos Profissionais» destaca 16 marcas do mercado

Já são conhecidas as marcas premiadas «Escolha dos Profissionais» do ano 2023. Trata-se de uma avaliação de um destacado sistema de avaliação de marcas em Portugal, que também considera as melhores marcas «Escolha do Consumidor».

São 16 categorias avaliadas por mais de oito mil profissionais portugueses.

Em categorias relacionadas com o retalho profissional e sectores diversos, os critérios principais são fiabilidade das marcas, relação qualidade/ preço, rapidez na entrega e na prestação dos serviços, além do fator assistência. Assim, nestas vertentes os vencedores são: Recheio (distribuição grossista), One Soft (soluções on-line, multimédia e domínios), Advance Care (sistemas de saúde), Manpower (emprego e recrutamento), Sodexo (cartões de refeição), Citroën (veículos comerciais) e Locarent (gestão de frotas automóveis).

No sector financeiro, importa sobretudo a confiança na instituição, seguida da capacidade de gestão e resolução de problemas, formas de pagamento disponíveis, taxas de juros baixas, relação qualidade/ preço e qualidade do atendimento. Aqui vencem as marcas Fidelidade (seguros) e Montepio Crédito (empresas de crédito ao consumo).

Já no caso dos equipamentos, importa principalmente aos profissionais a ampliação das garantias oferecidas pelas marcas, a eficiência energética, a qualidade, o design e a capacidade de adequação, além da reputação. Destacam-se como vencedoras as marcas Panasonic (ar condicionado) e Movimar (mobiliário de cozinha).

No sector da construção, os profissionais privilegiam aspetos como a durabilidade e resistência dos equipamentos, assim como a sua eficiência e a facilidade de manuseamento, a par com a segurança. Assim, vencem a Mapei (produtos químicos para construção) e a Weber (colagem e betumação de cerâmica).

Por fim, na área de produtos e serviços de cosmética, a relação qualidade/ preço e a composição do produto, com foco em produtos mais naturais, são dos aspetos mais privilegiados, além da confiança e da eficácia da marca. Neste âmbito, os vencedores são a Body Secrets (cosmética corporal e facial), a Pluricosmética (lojas de cosmética profissional) e a SB Nails (estilismo de unhas).

As marcas vencedoras da «Escolha dos Profissionais» são submetidas a um sistema de avaliação dos seus produtos e serviços que considera o nível de satisfação e aceitabilidade. A avaliação é realizada utilizando técnicas de avaliação adequadas a cada categoria, que é analisada de acordo com critérios específicos por profissionais com experiência de consumo.

Os critérios são definidos com base num questionário inicial aplicado aos profissionais, de forma a definir o que efetivamente é importante para cada categoria de produtos e serviços. As marcas são posteriormente avaliadas pelos decisores finais, de acordo com a performance nos atributos anteriormente identificados, refletindo assim essa avaliação, a realidade da satisfação com as marcas no mercado.

Deixamos abaixo o quadro síntese das escolhas. Mais informações aqui.

VENCEDORES«ESCOLHA DOS PROFISSIONAIS»
Advance CareSISTEMAS DE SAÚDE
Body SecretsCOSMÉTICA CORPORAL E FACIAL
CitroenVEÍCULOS COMERCIAIS
FidelidadeSEGUROS
LocarentGESTÃO DE FROTAS AUTOMÓVEIS
ManpowerEMPREGO E RECRUTAMENTO
MapeiPRODUTOS QUÍMICOS PARA CONSTRUÇÃO
Montepio CréditoEMPRESAS DE CRÉDITO AO CONSUMO
MovimarMOBILIÁRIO DE COZINHA
One SoftSOLUÇÕES ONLINE, MULTIMÉDIA E DOMÍNIOS
PanasonicAR CONDICIONADO
PluricosméticaLOJAS DE COSMÉTICA PROFISSIONAL
RecheioDISTRIBUIÇÃO GROSSISTA
SB NailsESTILISMO DE UNHAS
SodexoCARTÕES DE REFEIÇÃO
WeberCOLAGEM E BETUMAÇÃO DE CERÂMICA