20 anos a contribuir para a gestão de pessoas

Entramos em 2023, ano de grandes desafios, incertezas e mudanças. Para nós, PTC – Paula Tomás Consultores, entrar em 2023 é também um tempo de balanço. Há 20 anos que os nossos consultores e formadores contribuem para o desenvolvimento de competências das pessoas nos nossos clientes. Parabéns!

Texto: Paula Tomás Foto: DeF

.

Há 20 anos que os nossos clientes confiam em nós, para em conjunto melhorarmos a forma como a gestão das suas pessoas é levada à prática. Estamos gratos. Obrigada!

As relações humanas não são uma necessidade recente, mas a sua importância e a sua aplicação no mercado de trabalho são hoje fundamentais para as organizações que ambicionam ser sustentáveis a longo prazo.

É na relação com, e entre, os colaboradores que o nível de humanização fica mais evidente. As relações com os líderes ou com colegas são fundamentais para o bem-estar organizacional percecionado. Desta forma, as soft skills de liderança, trabalho de equipa, comunicação e relacionamento são imperativas para todos os profissionais.

Num mundo complexo e incerto, em que a digitalização vem «simplificando» a nossa vida, há sinais de que podemos estar também a «simplificar» a forma como nos relacionamos e cooperamos. Nunca, como hoje, foram tão imperativas competências como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, inteligência emocional, resiliência, lidar com a frustração e com a adversidade, empatia e relacionamento positivo.

Em 20 anos de experiência, sabemos que «não há fórmulas mágicas».

O desenvolvimento das soft skills, fundamentais para um ambiente organizacional humanizado, necessita de um investimento transversal e continuado, promovendo em cada colaborador a assunção da sua «autogestão», sendo mais proativo, tendo iniciativa, sugerindo ou testando o que acredita que vai funcionar, sabendo lidar com o erro e com as contrariedades. Cada colaborador deve assumir o protagonismo do seu desenvolvimento, pois precisa de estar no mercado de trabalho. Para isso, precisamos de promover uma liderança inspiradora, empática e de proximidade e a autoconsciência e a responsabilidade individual sobre as escolhas pessoais. Mais do que respostas, é fundamental que cada um conheça os seus recursos para lidar de forma positiva e saudável com as situações profissionais que se lhe deparam no dia-a-dia.

Em 2023 vamos continuar com o mesmo profissionalismo, rigor e paixão a desbravar o caminho, a inovar e a desenvolver pedagogias que permitam a aprendizagem das soft skills necessárias aos objetivos estratégicos dos nossos clientes.

Em 2023 vamos continuar com o mesmo profissionalismo, rigor e paixão a desbravar o caminho, a inovar e a desenvolver pedagogias que permitam a aprendizagem das soft skills necessárias aos objetivos estratégicos dos nossos clientes. Diversificámos a nossa oferta com percursos formativos e-learning e on-line live training com a utilização do nosso «Learning Process»; alargámos a nossa certificação DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho a quatro áreas de educação e formação (Desenvolvimento Pessoal, Gestão e Administração, Formação de Professores e Formadores e, agora também, Informática na Ótica do Utilizador); reforçámos a nossa equipa de consultores com profissionais especializados e com forte experiência organizacional e continuamos a nossa aposta no desenvolvimento das soft skills, competências transversais e transferíveis, fundamentais para responder às tendências deste nosso «novo» mundo.

.

»»»» Paula Tomás é managing director da PTC – Paula Tomás Consultores.