«Amor Corporativo», um livro de Alexandra Lemos

No espaço Âmbito Cultural, do El Corte Inglés, em Lisboa, decorreu ontem, 10 de janeiro, ao fim do dia, a apresentação do livro «Amor Corporativo», da autoria de Alexandra Lemos, perante mais de uma centena de pessoas. Com o subtítulo «Como Melhorar as Relações Profissionais e Descobrir Propósito e Paixão no Trabalho», o livro tem edição da Talento Intemporal e na apresentação contou com intervenções de Sandra Alvarez, general manager da PHD Media, de Miguel Henriques, managing partner da GoNeutral, da autora e ainda do editor, Miguel Cardoso Pereira.

Alexandra Lemos assinala no livro que há 55 sintomas de desamor reportados por mais de 10 milhares de profissionais do tecido empresarial português – apontam insatisfações e frustrações em diferentes níveis: na cultura organizacional, na liderança, na comunicação, na organização das pessoas e dos processos e ainda no perfil dos indivíduos. O amor corporativo vem destacar a importância de um patamar de presença diferenciador nas conexões intra e interpessoais no contexto do trabalho, e o modelo apresentado no livro sugere quatro passos, com impacto na produtividade e na eficácia pessoal e profissional, para a ativação do amor-próprio e do amor pelo outro: escutar ativamente, para compreender; observar, para clarificar comportamentos; validar, para ativar escolhas conscientes; e energizar, para inspirar e elevar o sentido de propósito individual e coletivo.

Alexandra Lemos é chief executive officer (CEO) da Premium Coaching. Exerce a atividade de coaching há duas décadas junto de organizações de diversos sectores empresariais, de âmbito nacional e internacional. É reconhecida como International Certified Coach para o trabalho de coaching com executivos e equipas; é formadora para Portugal da ICC – International Coaching Community, tendo certificado cerca de um milhar de coaches. Entre 2014 e 2018, foi diretora global no Board of Directors da ICC, entidade fundada em 2001, presente em 78 países nos cinco continentes, cujo programa de certificação em coaching da Lambent UK está reconhecido pelo EMCC – European Mentoring & Coaching Council com o EQA – European Quality Award. É ainda docente universitária, empreendedora e oradora em programas de coaching, dos quais se destaca o canal on-line Sapo Zen na rubrica de desenvolvimento pessoal. É formada em Engenharia Química (ramo de Processos e Indústria) pelo Instituto Superior Técnico. Tem também pós-graduações em Ciências Empresariais (área de Marketing) pela Faculdade de Economia do Porto e em Empreendedorismo pela Porto Business School.

Mais informações sobre o livro aqui.