Novo dean da Porto Business School

José Esteves (na foto) é o novo dean da Porto Business School (PBS). Com um percurso além-fronteiras e ligação de duas décadas à prestigiada IE Business School – escola de negócios sediada em Madrid, Espanha, que figura no top 10 dos principais rankings europeus –, o novo presidente da direção da PBS é formado na área de Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, doutorado pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, Estanha, e pós-graduado pela Harvard Business School, em Boston, Estados Unidos.

A suceder a Ramon O’Callaghan – na liderança da Porto Business School desde 2015 –, José Esteves pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela escola, potenciando dossiês estratégicos, destacando-se aqui a sustentabilidade e a mentalidade empreendedora. A liderança de pessoas num tempo de incerteza e a transformação digital, assim como a liderança num ambiente global e multicultural, estarão também em destaque durante o mandato, que José Esteves Sousa assume a partir do próximo mês de março.

.

Elevar a excelência da PBS

Para José Esteves «é uma honra ser nomeado dean de uma escola como a PBS e um prazer regressar a Portugal depois de ter vivido no estrangeiro durante todos estes anos». Mais: «Estou muito entusiasmado com o facto de poder colaborar com os alunos da PBS, assim como com todo o corpo docente, colaboradores, antigos alunos e parceiros, para em conjunto colocarmos a escola num nível ainda mais elevado do ponto de vista de excelência e impacto na sociedade.»

O novo responsável assinala ainda: «Para este mandato, o objetivo central passará por dar continuidade à missão da PBS, concretamente no que respeita à formação ímpar de líderes empresariais que pretendem ter um real impacto no desenvolvimento sustentável e criar mudanças positivas no mundo empresarial e na sociedade, através de experiências de aprendizagem inovadoras e que abordem os novos desafios do nosso tempo.»

Já Luís Reis, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da PBS, afirma: «A escola encontra-se entusiasmada e expectante relativamente ao futuro sob a orientação de José Esteves, que se destaca pela visão ambiciosa, pelo mindset empreendedor, pelo digital driven e pela notável experiência em ambiente internacional numa instituição de elevado prestígio.» E acrescenta: «O perfil inovador e a visão de futuro foram aspetos determinantes no processo de recrutamento internacional levado a cabo pela escola. Esperam-nos agora quatro importantes anos de crescimento, de sucesso e de reforço da imagem e do posicionamento da PBS.»

Escola de negócios com caraterísticas únicas, a PBS resulta de uma parceria entre 40 organizações, nacionais e multinacionais, e a Universidade do Porto. Com um modelo de gestão também ele diferenciador – ao apostar no pragmatismo e na experiência real das empresas com o rigor académico e o acesso à investigação mais avançada –, a PBS marca presença em alguns dos principais rankings internacionais, como é o caso do do «The Financial Times». Neste ponto, refira-se que a Escola alcançou a posição 59 na última edição deste ranking, divulgado em dezembro de 2022, tendo subido sete lugares em comparação com 2021. A PBS e os seus programas contam com três acreditações internacionais (AACSB, AMBA, EFMD).