Reportagem: Boas Práticas RH
CA Seguros – colaboradores como importante fator de sucesso

Na CA Seguros, que integra o Grupo Crédito Agrícola, os colaboradores são reconhecidos como um importante fator no sucesso de uma atividade que tem em vista proteger atualmente mais de 440 mil clientes através de cerca de 800 mil apólices.

Texto: Redação «human» Foto: DeF

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Seguradora não vida do Grupo Crédito Agrícola, criada em 1994 para garantir a segurança e a proteção dos associados e clientes do grupo, a CA Seguros tem vindo a crescer todos os anos, protegendo atualmente mais de 440 mil clientes através de cerca de 800 mil apólices. Dispõe de um leque de produtos muito variado, que pode acompanhar as diferentes fases da vida dos clientes, particulares ou empresários, suas famílias, empresa e negócio. Apresenta seguros para o automóvel, para a casa, para acidentes e saúde, para cães e gatos, e também produtos para proteção das empresas como o multirriscos, o de acidentes de trabalho ou os agrícolas. A venda é efetuada através das mais de 600 agências CA, tendo estas a distribuição exclusiva.

Margarida Couto, administradora da CA Seguros, assinala que reconhecem os colaboradores «como um importante fator no sucesso da empresa», por isso estimam a equipa, preocupam-se em criar condições para que todos se sintam bem, com um excelente ambiente de trabalho e que estejam motivados no dia-a-dia. «O processo de recursos humanos é realizado de forma transparente e é do conhecimento de todos», partilha, para logo complementar. «Por norma, as oportunidades de carreira e de progressão profissional são preenchidas por colaboradores internos. Ocasionalmente realizamos recrutamento externo, quando não dispomos internamente das competências requeridas para a função. Temos modelos de progressão de carreira e avaliação de desempenho transparentes e justos e uma política de remunerações adequada à experiência e à função. É nossa preocupação comunicar de forma clara, próxima e objetiva, e recolher feedback e monitorizar a satisfação e o envolvimento da equipa de forma contínua. Temos a preocupação de envolver os colaboradores na política e estratégia da CA Seguros, para que nela se revejam e estejam fortemente alinhados com os seus objetivos.»

«Procuramos encontrar talentos que correspondem à especificidade e à exigência da função, à visão e aos valores que a CA Seguros pratica e que ao mesmo tempo tenham as competências necessárias para se desenvolverem e evoluírem dentro da organização», explica Margarida Couto, administradora da companhia.

Procurando estar perto das suas pessoas e saber a sua opinião, a CA Seguros recolhe sugestões e ouve as suas preocupações. Para tal, tem uma aplicação informática que permite avaliar o envolvimento e o grau de satisfação de cada colaborador relativamente à empresa. Semanalmente, um conjunto de questões é enviado, sendo os dados analisados através de 10 métricas. Caso exista uma alteração no score de envolvimento, consegue identificá-la e realizar eventuais correções. A aplicação permite ainda segmentar as respostas por área e aos colaboradores permite que deixem as suas sugestões e comentários com garantia de anonimato, se assim o desejarem. Por outro lado, acrescenta Margarida Couto, «nos últimos cinco anos a CA Seguros tem vindo a ser sistematicamente distinguida na gestão dos recursos humanos, quer no Índice de Excelência, quer nas Melhores Empresas para Trabalhar, onde este ano alcançámos a primeira posição no ranking». Mais: «Concorremos também à certificação Great Place to Work, onde obtivemos um trust índex de 91%. Estes estudos têm por base inquéritos realizados aos nossos colaboradores e são uma confirmação do seu alinhamento e do seu bem-estar na empresa.»

A CA Seguros tem uma equipa de 178 colaboradores, maioritariamente feminina e com uma média etária que ronda os 40 anos. Apresenta uma taxa de turnover inferior a 3%. A maioria reside na zona metropolitana de Lisboa, mas há colaboradores que se deslocam para o escritório em Lisboa, de Santarém, Tomar, Coimbra, Bombarral, Caldas da Rainha, entre outros.

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Desenvolver as pessoas

As funções técnicas próprias do sector segurador são uma prioridade para a CA Seguros, conforme explica Margarida Couto: «Procuramos encontrar talentos que correspondem à especificidade e à exigência da função, à visão e aos valores que a CA Seguros pratica e que ao mesmo tempo tenham as competências necessárias para se desenvolverem e evoluírem dentro da organização. Para acompanhar a evolução constante de processos, que se coaduna em parte com a inovação, a digitalização e a robótica, as organizações têm de preparar antecipadamente a requalificação de competências dos seus colaboradores para novas atividades ou novas funções, assegurando que conseguem reter os talentos que juntos contruíram», diz.

A equipa é diversificada, com colaboradores de várias idades, gerações, zonas do país. «Temos pessoas em fases muito diferentes da sua vida ativa e pessoal. Cada uma tem as suas singularidades, as gerações mais velhas têm a experiência e melhor know-how do negócio, enquanto as mais novas trazem as ideias inovadoras e são mais digitais. Equipas com diversidade de gerações têm diferentes visões de trabalho, sendo mais criativas. A nossa estratégia passa por estarmos atentos às necessidades individuais e aproveitar a diversidade existente para trazer ideias e influências novas para a empresa, soluções e serviços», diz a responsável.

Referência ainda para um conjunto de benefícios muito valorizado pela equipa, nomeadamente seguro de saúde gratuito para colaboradores e seu agregado familiar, passe social, presente de aniversário, cabaz de Natal, fruta e sopa disponibilizadas diariamente. Mais, conforme assinala Margarida Couto: «Temos implementado um prémio de mérito escolar para os filhos dos colaboradores que se destacam nos resultados entre o nono ano e o décimo segundo ano de escolaridade. Temos protocolos com duas empresas que entregam o pequeno-almoço e o almoço nas nossas instalações e uma vez por semana temos um médico disponível para consultas aos colaboradores, bem como consultas de psicologia. Através da Associação Recreativa e Cultural da CA Seguros (ARCCAS), os colaboradores têm acesso a um conjunto de serviços, a preços protocolados, nas áreas de desporto, saúde, estética e restauração.»

Desde a pandemia que os colaboradores trabalham em regime híbrido, deslocando-se ao escritório duas vezes por semana, o que lhes permite uma melhor conciliação da sua vida pessoal com a vida profissional. «Sabemos que os colaboradores da CA Seguros valorizam iniciativas que possibilitem o convívio entre todos e por isso promovemos ao longo do ano alguns eventos que permitem reforçar a união, o espírito de equipa e o sentimento de pertença à empresa», refere a terminar Margarida Couto.

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NOTA FINAL

Sustentabilidade e responsabilidade social

A sustentabilidade e a responsabilidade social fazem parte do ADN do Grupo Crédito Agrícola e da CA Seguros. «Desde cedo que temos um conjunto de produtos e serviços que apoiam os clientes e as comunidades locais, estando sempre ao seu lado», diz Margarida Couto. «Sabemos que os temas ambientais, sociais e de governação são cada vez mais relevantes para os clientes e para as comunidades locais, na medida em que contribuem para a minimização de riscos e para a identificação de novas oportunidades. O Grupo Crédito Agrícola tem o compromisso na promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades, política que também seguimos.»

Sabendo que os recursos ambientais são limitados, a CA Seguros tem adotado práticas que promovem a redução dos consumos e a eficiência energética. O seu edifício tem certificação energética classe A+ e a energia elétrica é proveniente de fontes 100% renováveis. Está a substituir a frota automóvel para carros elétricos ou híbridos e controla e reduz as emissões de CO2 nas deslocações em trabalho. A maioria da documentação interna bem como para clientes circula em formato digital e privilegia os contactos através dos canais digitais.

No que diz respeito à responsabilidade social, tem sido realizado um conjunto de ações através da ARCCAS, com atividades junto de lares de idosos que vão desde a animação à pintura de muros. Anualmente, organizam diversas ações, como o Sunset Solidário, com o objetivo de recolher fundos para instituições de apoio solidário, e realizam parcerias para recolha de equipamentos usados ou bens alimentares. Mais recentemente, destaca-se a angariação de bens médicos e produtos de higiene para a causa humanitária na Ucrânia.

Para Margarida Couto, estas ações «têm um enorme impacto junto dos colaboradores, na medida em que com um simples gesto cada um pode ajudar quem mais precisa, e é gratificante assistir à espontaneidade dos colaboradores neste tipo de ações, ao se disponibilizarem e se envolverem com um espírito de equipa e sentido de missão – vestem a camisola, arregaçam as mangas e dão tudo o que têm em prol do outro». Este sentimento «acaba por ser transposto para o trabalho do dia-a-dia, com as pessoas mais alinhadas, com um sentimento de união e de cooperação entre equipas e áreas», assinala a responsável.