«Partilha o que estás a sentir» é o mote da campanha da Vodafone neste Natal. No momento de comunicação mais aguardado do ano, que gera grande atenção da comunidade, a Vodafone escolheu abordar novamente um tema que convida à reflexão. No filme publicitário que está a partir de agora em televisão, é contada a história de um jovem que personifica os desafios de quem se debate com um problema de saúde mental.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), globalmente, uma em cada oito pessoas vive com uma perturbação mental. A pandemia de Covid-19 e a subsequente crise económica provocaram um aumento progressivo dos problemas desta ordem, com maior incidência de stresse, ansiedade e depressão. Estima-se que a depressão, uma das perturbações mentais mais comuns, afete 5% da população adulta em todo o mundo, sendo considerada globalmente a maior causa de incapacidade.
Sendo uma causa transversal a qualquer idade ou género, vários estudos revelam uma tendência crescente preocupante de problemas de saúde mental nos adolescentes e jovens nos países desenvolvidos, que se agravou no contexto pandémico e pós-pandémico, bem como face aos atuais desafios sociais, económicos e ecológicos.
Os especialistas sublinham que estes problemas devem ser identificados e tratados nas idades mais jovens, para minimizar a sua incidência na idade adulta. A Vodafone pretende usar a voz da marca ao serviço desta causa, contribuindo ativamente para alertar a consciência social de todos. Tirando partido do sentimento de partilha associado à época natalícia, a Vodafone vem desta forma despertar a sociedade – e em especial as famílias – para que esse momento promova também o diálogo em torno das questões da saúde mental, que afetam uma percentagem crescente da população, em particular os mais jovens.
Leonor Dias, diretora de marca da Vodafone Portugal, partilha: «Dar destaque à preocupação generalizada da sociedade com a saúde mental é o contributo da Vodafone para que este tema seja tratado com maior naturalidade e sem estigmas. Normalizar uma questão de saúde como esta pode ser importante para que aqueles que sofrem com estas doenças valorizem a necessidade de pedir ajuda e sintam que não estão desacompanhados na sua caminhada, tal como acontece com o protagonista do nosso filme de Natal. Procuramos colocar, mais uma vez, o nosso espaço publicitário ao serviço de um mundo mais são.»
De assim alar que em Natais anteriores a Vodafone já abordou temas como o bullying ou a violência doméstica, «procurando que o seu espaço de comunicação mais relevante do ano seja de alguma forma um palco para as causas que merecem a nossa atenção e ação», refere ainda Leonor Dias.
Da autoria da Wunderman Thompson, com produção da Krypton Films, realização de Augusto Fraga, direção de fotografia de André Szankowski e acompanhamento da Film Brokers, a campanha «Partilha o que estás a sentir» tem presença em televisão e nos vários meios digitais, numa estratégia de planeamento a cargo da Dentsu – Carat. «Control», de Zoe Wees, é o tema que dá tom à campanha.
O filme pode ser assistido abaixo.