João Duque (na foto), professor catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), é o novo presidente da instituição, sucedendo a Clara Raposo. A cerimónia de tomada de posse ocorreu ontem à tarde no Auditório CGD, no ISEG, com abertura por Vítor Constâncio, presidente do Conselho de Escola do ISEG, e encerramento por Luís Manuel dos Anjos Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa.
Na ocasião, João Duque afirmou: «Nos próximos quatro anos, a gestão da escola seguirá a sua matriz, assente nos princípios de liberdade de pensamento, liberdade de ação dentro do respeito pelo próximo e enquadrado na vontade coletiva. O ISEG não é, nem será uma madraça de qualquer corrente económica ou política. Seremos sempre um coletivo diverso, uma escola eclética, aberta ao mundo, que se desafia para dar resposta às mudanças que estamos a assistir nas várias áreas da sociedade. A diversidade é e será sempre a nossa maior riqueza e vai permitir, não só a sustentabilidade do ISEG, como o seu continuado desenvolvimento.»
Com licenciatura em Gestão e Organização de Empresas no ISEG, mestrado em Gestão na Universidade Nova de Lisboa e doutoramento em Business Administration na Universidade de Manchester, João Duque iniciou a sua atividade como docente do ISEG em 1985, sendo atualmente professor catedrático e coordenador científico do mestrado em Finanças. Nos anos 2000 e 2022, integrou a Comissão Executiva da instituição. João Duque atua essencialmente nas áreas de finanças, mercados financeiros, produtos derivados financeiros e gestão financeira.
O ISEG – Lisbon School of Economics & Management é uma instituição de ensino superior com uma elevada reputação internacional, reconhecida pela qualidade dos seus graduados, pela investigação e pelo impacto na comunidade. Fundado oficialmente em 1911, o ISEG foi a primeira escola de economia e gestão de Portugal e integra a Universidade de Lisboa. Enquanto escola de referência no ensino e na produção científica nas áreas de finanças, economia, gestão e matemática aplicada à economia, o ISEG tem cerca de 4.500 alunos, dos quais 20% são estrangeiros, distribuídos por oito licenciaturas, 21 mestrados e seis programas de doutoramento. O ISEG faz parte de um grupo restrito de escolas que possuem as acreditações AACSB e AMBA e o seu ensino é distinguido pelo «Financial Times» através dos seus ‘rankings’.