Ana Patrícia Carvalho com cargo na Nestlé Europa

Com efeitos a 1 de outubro de 2022, Ana Patrícia Carvalho (na foto) assumiu o cargo de general counsel and compliance officer da Nestlé para a Zona Europa. Após três anos a trabalhar na Suíça, como general counsel for research and development (R&D), onde criou uma cultura de desempenho e excelência, a advogada portuguesa aceitou agora este novo desafio na empresa.

Ana Patrícia Carvalho iniciou a sua carreira profissional em 1998 na sociedade de advogados PLMJ, em Lisboa, e em 2003 juntou-se ao Grupo Nestlé, como senior counsel na Nestlé Portugal. Paralelamente, foi professora assistente na Universidade Moderna de Lisboa, entre os anos de 1999 e 2007. Em 2010, foi promovida a general counsel and compliance officer da Nestlé Portugal e em 2019 embarcou num novo desafio além-fronteiras, na Suíça, onde assumiu o cargo de general counsel R&D, tendo liderado o processo de transformação da equipa jurídica de R&D agora muito mais enfocada numa relação de parceria com os negócios, assumindo  uma posição estratégica e pragmática junto dos centros de decisão e das áreas de negócio, onde a propriedade intelectual assumiu, a par de outros fatores, uma importância acrescida na proteção dos ativos do grupo e na valorização dos seus produtos e tecnologias inovadoras.

A propósito do novo desafio, Ana Patrícia Carvalho, refere: «Tive o prazer de liderar nos últimos três anos a equipa de Legal R&D do grupo, onde procurei reforçar uma visão estratégica e pragmática de utilização da propriedade intelectual direcionada aos negócios. É com muito entusiasmo que assumo a partir de outubro a posição de general counsel and compliance officer da Nestlé na Europa. Embarco neste novo desafio orgulhosa da sólida herança deixada pelo meu antecessor, Trevor Brown, e pelas equipas jurídicas dos diversos países que integram a zona Europa. Estou confiante de que detemos uma base de excelência para responder de forma eficaz aos desafios da atualidade e contribuir forma ativa, inovadora e pragmática para o crescimento sustentável do grupo na Europa.»