A propósito do Dia Mundial do Coração
Urban Sports Club recomenda prática desportiva

Para a comunidade médica, é consensual que a prática de exercício físico regular caminha de braços dados com a saúde cardiovascular – quer do ponto de vista da prevenção como de uma possível solução. Entre os benefícios que advêm da prática desportiva estão uma maior capacidade de absorver oxigénio, a redução da tensão arterial, do colesterol e a diabetes, um aumento dos níveis de energia, manutenção de um peso saudável e o controlo do stresse.

Texto: Redação «human»

.

A propósito do Dia Mundial do Coração, assinalado a 29 de setembro, o Urban Sport Club sugere a prática de alguns dos desportos que mais beneficiam o funcionamento cardíaco.

Natação.  É uma modalidade muita completa e segura – já que é de baixo impacto -, sendo especialmente útil para quem tem problemas nos ossos, nas articulações ou excesso de peso. A natação contribui positivamente para a frequência cardíaca e para a regulação dos níveis de tensão arterial, bem como para uma melhor circulação sanguínea e redução de problemas respiratórios.  

Canoagem. A bordo de uma canoa, de remos nas mãos, trabalham-se quase todos os nossos músculos – desde os mais óbvios, como os braços, até às costas e pernas. Por isto, torna-se um desporto que requer o trabalho de todo o corpo e, por conseguinte, recruta bastante trabalho cardiovascular – sendo, por isso, uma ótima forma de melhorar a aptidão física. Segundo a Federação Portuguesa de Canoagem, a canoagem é ainda um desporto que traz benefícios no combate à Diabetes tipo 2 e hipertensão.

Pilates. Atividades físicas moderadas e regulares reduzem o risco de problemas cardíacos – o que torna o Pilates numa prática muito benéfica para a saúde cardiovascular. Através do recrutamento do corpo e da mente, promove o aumento da capacidade respiratória, o ganho de massa muscular e uma maior oxigenação sanguínea – o que também contribui para o bom funcionamento cerebral.

Cycling. Ao pôr todos os músculos a trabalhar, andar de bicicleta – quer seja indoor ou outdoor –, reduz o colesterol, hipertensão arterial e o risco de Diabetes. A modalidade pode, por isso, ser uma excelente e divertida forma de colocar todo o corpo a mexer e exercitar o coração.

Ténis. Para ganhar um ponto de ténis exige-se um constante movimento em campo – o que, naturalmente, acelera o coração e torna o desporto num excelente aliado à saúde cardiovascular. Além disso, este desporto exige um controlo muito grande da respiração e ainda da concentração dos atletas – prometendo ser muito completa.

No Urban Sports Club os membros têm acesso a mais de 50 modalidades desportivas para além das acima referidas, através de uma rede de parceiros espalhados por todo o país e em várias cidades da Europa, com uma única subscrição mensal.

O Urban Sports Club oferece uma subscrição desportiva de mensalidade fixa e inúmeras opções. A missão é inspirar as pessoas a levarem uma vida mais ativa e saudável. Os membros do Urban Sports Club podem criar um plano de treino único e diversificado ao escolher entre mais de 50 atividades – desde fitness a natação, yoga, escalada, desportos de equipa, bem-estar e muitos outros. Com uma única subscrição é possível treinar em mais de 10.000 locais parceiros em Portugal, Alemanha, França, Espanha e Itália. Com a empresa holandesa OneFit, o grupo Urban Sports Club conta com mais de 12.000 parceiros ao todo. A oferta desportiva mais variada e flexível da Europa também está disponível enquanto benefício corporativo para os colaboradores das empresas, permitindo treinar em estúdios, ao ar livre ou on-line em direto. Para treinar onde, quando e o que quiserem.

O Urban Sports Club foi fundado em 2012 por Moritz Kreppel e Benjamin Roth em Berlim, na Alemanha. Após dois anos de início independente, a empresa arrecadou um financiamento inicial em 2015 e começou o seu crescimento exponencial na Alemanha e no resto da Europa, tendo chegado a Portugal no início de 2019. Neste momento, o Urban Sports Club conta com mais de 600 parceiros nas áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto, incluindo cidades envolventes como Almada, Setúbal, Braga e Guimarães.