Miguel Silva, da IQVIA
«Quero crescer profissionalmente sendo diferente e tentando fazer a diferença a todo o momento.»

Miguel Silva, farmacêutico de formação, frequentou o Executive Master in Strategic Marketing da Católica-Lisbon School of Business and Economics (Católica-Lisbon) e recorda agora uma experiência que o enriqueceu, que o fez crescer e aprender. Assinala mesmo como foi fascinante reforçar os conhecimentos em diversas áreas.

Texto: Redação «human» Foto: DR

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O que esteve na base da decisão de frequentar o Executive Master in Strategic Marketing da Católica-Lisbon?

Sinto que o nosso ensino obrigatório não nos prepara devidamente para áreas como o marketing, a gestão ou a economia, que invariavelmente irão marcar presença nas nossas vidas. Como mestre em Ciências Farmacêuticas, o meu percurso académico fez-me estar muito distante do marketing, uma ciência sobre a qual eu tinha alguns preconceitos (muitos deles negativos) mas que, na realidade, desconhecia por completo. O meu primeiro grande contacto com o marketing surge através de uma pós-graduação que fiz em Marketing Farmacêutico e que me fez apaixonar por esta ciência. À medida que o meu percurso profissional se foi desenvolvendo e novos desafios e novas responsabilidades iam surgindo, senti a necessidade de melhorar o meu conhecimento a este nível, estando mais preparado para todos os desafios que pudessem surgir. Assim, de todas as opções disponíveis no mercado, optei pelo Executive Master in Strategic Marketing da Católica-Lisbon, por achar que o programa ia ao encontro das minhas necessidades, mas também pela promessa de um ensino de excelência que a reputação desta instituição me prometia oferecer.

Que balanço faz da experiência, sobretudo pensando na ligação ao seu trabalho?

Estaria a mentir se dissesse que esta experiência não foi muito desafiante. Nunca é fácil trabalhar e estudar ao mesmo tempo, sobretudo quando a tua instituição de ensino busca em ti a excelência e te convida a sair da tua zona de conforto. Mas além de todo este desafio, esta experiência foi, sem dúvida, muito positiva e gratificante. Com ela, reforcei o meu networking ao conhecer pessoas fascinantes de várias áreas e obtive muito conhecimento que tem sido útil para a minha vida pessoal e profissional.

Que tipo de desafios lhe coloca o seu trabalho na IQVIA?

A IQVIA é uma empresa que tem um posicionamento premium no mercado. Para que este posicionamento resulte não basta dizê-lo, há-que mostrá-lo todos os dias em tudo aquilo que fazemos. São nestas reasons to believe que o meu trabalho diário assenta e se torna desafiante e estimulante. Neste momento, sou responsável pelas parcerias da IQVIA Portugal com as empresas do setor da distribuição de medicamentos e com as parafarmácias da moderna distribuição. Mais do que tudo, o meu objetivo é conseguir providenciar a estes diferentes parceiros um serviço inovador e de excelência, que antecipe as suas necessidades.

Pode dar-nos alguns exemplos de ferramentas que o programa lhe proporcionou para o seu trabalho?

Este mestrado foi muito rico em conhecimento, e por isso é-me muito difícil especificar exemplos de ferramentas quando na realidade tanta coisa me tem ajudado, seja numa componente estratégica, seja numa vertente relacionada com o comportamento do consumidor ou até em elementos trabalhados no marketing digital. No entanto, resumidamente, diria que este curso reforçou em mim o princípio-basilar do marketing de que o cliente está no centro de tudo para o sucesso das organizações. Por isso, tudo o que fizermos deverá orientar-se sempre para o cliente, seja num ambicioso e complexo plano de marketing, seja numa qualquer atividade trivial quotidiana.

Em que áreas o programa mais o marcou?

Sem cometer algumas injustiças, é impossível com exatidão nomear as áreas que me foram mais marcantes. Direi, no entanto, que foi fascinante para mim reforçar os meus conhecimentos em economia, contabilidade ou controlo de gestão, áreas que são vistas como difíceis e inacessíveis para muitos, mas com uma imensa utilidade. Depois, claro, o marketing que foi explorado de diferentes prismas. Em particular, fascinou-me o marketing digital, uma área do marketing cada vez mais valorizada e importante para o dia-a-dia das empresas e sobre a qual decidi debruçar-me através da minha tese de mestrado.

Como foi o contacto com profissionais de experiências e realidades muito diversificadas, ao longo do programa?

Direi que foi a parte mais importante. Ter conhecido professores e alunos com backgrounds tão distintos enriqueceu muito a minha experiência. Ter feito parte de uma turma tão diversificada, fez-me crescer, aprender, e foi essencial para sentir que eu, um farmacêutico de formação, poderia também ser capaz de concluir este curso. Já o corpo docente, muito próximo do mercado laboral e nunca se esquecendo de que todos nós éramos trabalhadores-estudantes, deu sempre tudo para tornar as aulas mais agradáveis e aliciantes.

Como olha para o seu percurso na IQVIA?

Tem sido um percurso exigente, mas sobretudo de que muito me orgulho. Foi a casa onde mais cresci profissionalmente, começando aqui por estar responsável por desenvolver uma plataforma inovadora para as farmácias, passando hoje em dia por assegurar todos os serviços para a cadeia de distribuição de medicamentos. Crescer num ambiente de multinacional, num momento tão fulgurante da história desta empresa, leva-me constantemente a sair da zona de conforto e a desafiar-me, sempre tendo todas as condições para desenvolver o meu trabalho e crescer profissionalmente.

Onde trabalhou antes?

O meu percurso na IQVIA é feito em duas etapas separadas no tempo. Iniciei o meu percurso profissional na Associação Nacional de Farmácias (ANF). Depois, ingressei na IQVIA pela primeira vez e estive cerca de três anos. Depois, decidi aceitar o convite para colaborar com os Laboratórios Normon, a que se seguiu as Farmácias Holon, até voltar à IQVIA.

Que aspetos considera mais importantes quando perspetiva a sua carreira profissional para os próximos anos?

Faço parte de uma geração que não se contenta apenas com os benefícios materiais que normalmente estão associados ao crescimento profissional, mas que também valoriza o reconhecimento dos seus pares e a capacidade de se fazer a diferença. Quando perspetivo o meu futuro profissional, perspetivo exatamente isso: quero crescer profissionalmente sendo diferente e tentando fazer a diferença a todo o momento. Com isto, gostaria, claro, de poder ter a liberdade de pensar ainda mais fora da caixa e de poder conjugar todo o meu conhecimento adquirido a nível profissional e a nível académico.

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»»»» Miguel Silva, 31 anos, divide-se entre duas paixões profissionais: a área farmacêutica e o marketing. Com um mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e outro em Gestão Aplicada (com especialização em Marketing Estratégico) pela Católica-Lisbon, tem estado profissionalmente ligado ao sector farmacêutico e desempenha atualmente o cargo de supplier services specialist na IQVIA. Anteriormente, desempenhou funções em instituições como a Associação Nacional de Farmácias, os Laboratórios Normon e as Farmácias Holon e fez ainda algumas incursões pela gestão de redes sociais e pelo desenvolvimento do branding para algumas empresas. A título pessoal, é músico, adepto de tecnologia, praticante de cross fit e, mais importante, é pai de uma menina chamada Matilde, nascida no meio da grande aventura que foi trabalhar e tirar um segundo mestrado em simultâneo.