Politécnico de Setúbal lança mestrado «Ciência de Dados para Empresas»

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tem abertas até 13 de outubro as candidaturas ao mestrado «Ciência de Dados para Empresas», uma nova formação avançada a ministrar na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) a partir de janeiro de 2023. 

O curso, que disponibiliza 30 vagas nesta primeira edição, pretende responder às necessidades do mercado de trabalho numa área profissional emergente, tendo em conta as novas tendências da economia global. Considerados «o petróleo do século XXI», os dados, ou a quantidade gigantesca de informação que circula diariamente num mundo ligado pela Internet, são hoje fundamentais para a tomada de decisões estratégicas por parte das organizações, implicando a existência de especialistas na gestão e análise desta nova fonte de valor.

A nova formação, financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), encontra-se alinhada com a estrutura curricular da European Data Science Academy, bem como com as necessidades da comunidade empresarial, propondo-se dotar os estudantes de competências que lhes permitam enriquecer o processo de tomada de decisão nos diversos setores, com o consequente retorno de benefícios para o negócio. À semelhança da restante oferta formativa do IPS, o novo mestrado «Ciência de Dados para Empresas» assenta num ensino de carácter eminentemente prático e aplicado, tendo a duração de seis trimestres (90 ECTS), em regime de b-learning.

O curso conjuga no seu plano de estudos as áreas científicas de Gestão de Sistemas de Informação, Tecnologias de Informação e Métodos Quantitativos e prevê igualmente a participação de entidades parceiras que se propõem partilhar conhecimento, inovação e visão empresarial efetiva, e facilitar a aproximação ao mercado de trabalho.

Na área das Ciências Empresariais, o IPS tem também a decorrer, até 10 de outubro, o prazo de candidaturas para uma outra nova pós-graduação, «Negócios e Finanças Empresariais», que pretende dotar os formandos de conhecimentos e competências sobre o desenvolvimento de negócios e sobre a avaliação da capacidade de criação de valor financeiro nas organizações, atendendo ao contexto empresarial atual, caracterizado pela mudança constante e pela concorrência global.

Dirigido a estudantes e profissionais com funções em ciências empresariais, entre eles gestores, empreendedores, analistas de projetos de investimento e de empresas, analistas de créditos, consultores de negócios e contabilistas certificados, o novo curso assenta em metodologias de ensino e aprendizagem suportadas, na generalidade, em ferramentas digitais entretanto já desenvolvidas e testadas no projeto ENVOLVER.

Financiado pela União Europeia, o ENVOLVER resulta de uma parceria entre o IPS, o IAPMEI e a sua entidade congénere angolana, o INAPEM, que pretende contribuir para a diversificação da economia angolana, através da dinamização da iniciativa privada e do apoio ao financiamento.

O IPS abriu também vagas para uma terceira edição da pós-graduação «Contabilidade Pública», cujas candidaturas se prolongam até 10 de outubro.

Ambas as pós-graduações têm financiamento no âmbito do PRR.

Mais informações aqui, aqui e aqui.