Le Wagon com ferramenta para ajudar a desvendar carreiras tecnológicas

A escola de programação Le Wagon, presente em Lisboa desde 2016, com campus em mais de 45 cidades em todo o mundo, tem vindo a dedicar-se ao ensino das competências técnicas necessárias para mudar de carreira, e agora lança uma ferramenta para o apoiar. Disponível on-line, a nova ferramenta permite descobrir qual o ramo da tecnologia, com foco em desenvolvimento web e ciência de dados, que melhor se adapta a cada perfil e, assim, orientar com sucesso a carreira futura de potenciais alunos.

Criada a pensar em todas as pessoas que tenham dúvidas sobre qual a melhor escolha de carreira na tecnologia, esta ferramenta apresenta um teste simples e gratuito que, com base nas respostas apuradas, ajuda a descobrir qual a que melhor se adequa à sua personalidade. No total, são 10 perguntas que vão desde questões de foro pessoal, como o que preferem fazer no seu tempo livre, a questões focadas na sua metodologia de trabalho e o posicionamento em determinados cenários, como a possibilidade de mudar para outro país para uma oferta de emprego ou como se reagiria numa situação de conflito no trabalho.
Uma vez recebidos os resultados, cabe a um perito Le Wagon dinamizar uma sessão privada gratuita onde poderá orientar o futuro estudante, de uma forma personalizada, para encontrar o bootcamp que melhor se adapte às suas preferências.

Ana Santos, admissions associate da Le Wagon no Sul de Europa e criadora do projeto, partilha: «Este teste visa mostrar cinco perfis/ personalidades que podem ser bem-sucedidos numa carreira tecnológica e, assim, estreitar as áreas em que cada perfil mais facilmente se iria encaixar. O objetivo final é dar uma perspetiva clara aos nossos futuros estudantes, que ainda não sabem se querem seguir uma carreira como programadores ou cientistas de dados, ou se podem encontrar uma oportunidade de trabalho específica onde ficariam felizes. Queremos ajudá-los a mostrar-lhes o que podem fazer e o caminho a seguir.»
Os interessados podem fazer o quiz aqui e receberão de imediato um resultado aprofundado, não só com o perfil de personalidade mas também com outras informações valiosas e que poderão servir de inspiração. Os resultados do teste podem variar de analítico a inovador, mecânico, versátil ou criativo, incluindo assim todos os perfis profissionais que se encontram atualmente entre os mais procurados no mundo da tecnologia. Posteriormente, estes tipos de perfis podem ser alcançados através de diplomas universitários, mas também podem ser profissionalizados graças a cursos de formação específicos.

No caso da Le Wagon, a escola de código oferece cursos de nove a 24 semanas que visam ensinar programação aos portugueses para que estes possam corresponder às atuais vagas de emprego no mercado de tecnologias de informação (TI).