«Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»
Noesis: reforçar a cultura da empresa

Teresa Lopes Gândara, human capital director da Noesis, afirma que «nos últimos tempos, foi necessário reforçar a proximidade com os colaboradores, assegurar o acompanhamento contínuo com o apoio das chefias, promover a segurança no teletrabalho e fortalecer a ligação dos talentos com a organização».

 Texto: Redação «human» Foto: DR

.

Fundada em 1995, a Noesis é uma consultora tecnológica internacional que oferece serviços e soluções para apoiar os clientes na transformação digital e no desenvolvimento dos seus negócios. Conta com talento altamente especializado e opera em nove áreas de negócio com escritórios em Portugal (Lisboa, Porto, Coimbra, Proença-a-Nova, Guarda e Covilhã), Espanha, Holanda, Brasil, Irlanda e Estados Unidos. Desde 2020 que integra a Altia, empresa espanhola cotada em bolsa, pertencendo agora a uma organização com mais de 2.000 colaboradores, três datacenters e 20 escritórios.

Teresa Lopes Gândara (na foto), human capital director da Noesis, começa por referir que estão a implementar um plano de melhoria das políticas de gestão de talentos que visa tornar a cultura da empresa mais forte», conforme explica: «O principal desafio passa por trabalhar novas variáveis que permitam criar elos com os colaboradores, para que estes mantenham um vínculo emocional à marca e continuem apaixonados pelo que fazem. Com a pandemia, surgiram diferentes desafios ao nível da gestão das pessoas, que estiveram sempre no centro da tomada de decisões. Os novos modelos de trabalho terão de ser adaptáveis à especificidade de cada equipa e funcionar para colaboradores e para a organização. Este é o tempo de colocar, ainda mais, as pessoas no centro da organização, e o desafio passa por acomodar o futuro do trabalho – mais digital, flexível e híbrido – às diferentes necessidades e expectativas dos colaboradores, das organizações e do negócio.»

A responsável deixa bem claro que «a pandemia representou um período de disrupção e de desafios acrescidos». Ou seja: «Se numa primeira fase o desafio passou por colocar os colaboradores em segurança, nas suas casas, providenciando as melhores condições possíveis, e assegurar a continuidade da operação, rapidamente evoluímos para uma fase onde a comunicação interna foi fundamental. Foi necessário assegurar fluxos de informação permanentes com os nossos talentos, contribuir para uma melhor comunicação entre equipas e pensar num novo onboarding. Procurámos ajudar as nossas pessoas a conciliar os benefícios do trabalho remoto, em aspetos tão importantes como o equilíbrio da vida pessoal com a vida profissional, e a melhoria da eficiência e da produtividade. Contamos também com uma estrutura de formação eficiente, conjugando a aprendizagem on-the-job e academias internas de formação, a Noesis Academy, em que o conhecimento é partilhado entre talentos, com meios on-line e desenvolvimento autónomo. Atualmente, é relativamente consensual que evoluiremos para modelos de trabalho híbridos e o desafio é o de procurar encontrar o modelo mais equilibrado e que melhor serve os interesses e as expectativas dos nossos talentos, mas também da organização e dos seus stakeholders

Teresa Lopes Gândara afirma que «nos últimos tempos, foi necessário reforçar a proximidade com os colaboradores, assegurar o acompanhamento contínuo com o apoio das chefias, promover a segurança no teletrabalho e fortalecer a ligação dos talentos com a organização». Em resposta a este desafio, e «promovendo a cultura de transparência da gestão», foi lançada a iniciativa Come ON Board, em que a Administração está on-line para anunciar os resultados do negócio, partilhar as mais recentes novidades, objetivos e iniciativas das equipas nas diferentes geografias, e em que todos os colaboradores estão convidados para participar e colocar as suas questões. «Transformámos o nosso onboarding para formato remoto, o que nos permite ter todos os nossos talentos, dos diferentes escritórios, a participar no Welcome Day», reitera a responsável. «E lançámos as InspiratiONal Sessions, em que convidamos regularmente personalidades inspiradoras para partilhar a sua experiência com os nossos talentos.»

Outro aspeto importante tem a ver com a abertura de dois novos escritórios, na Guarda e na Covilhã. «A Noesis tem a ambição de contratar 40 pessoas ao longo deste ano para estas regiões», assinala Teresa Lopes Gândara, acrescentando: «Esta aposta resulta da visão estratégia da Noesis, que sempre procurou criar polos de desenvolvimento intimamente ligados à comunidade académica. Relativamente ao número de pessoas a contratar, de forma geral, para todos os escritórios, prevemos crescer na linha do que tem acontecido nos últimos anos, ou seja, cerca de 100 colaboradores por ano.»

As pessoas da Noesis refletem o employer value proposition, que se caracteriza pelo statement «Let’s innovate together!». «Querem contribuir para soluções inovadoras, querem ser permanentemente desafiados, ter experiências internacionais e, assim, crescer pessoal e profissionalmente», assinala a responsável. «Com diferentes áreas de negócio, contamos com uma diversidade de perfis que se complementam, que partilham o seu conhecimento e as suas experiências. Acreditamos que as diferentes visões permitem criar sinergias e um ambiente colaborativo para todos os intervenientes, os nossos talentos, parceiros e clientes.» Mais: «A Noesis valoriza também candidatos que evidenciem características como espírito de equipa, flexibilidade, dedicação, curiosidade, vontade de aprender e de contribuir para uma sociedade melhor.»

Promovendo um acompanhamento de proximidade entre os responsáveis e líderes de equipas e os talentos, a Noesis tem «uma cultura aberta, onde o acesso aos coordenadores e à equipa de Human Capital é incentivada», assinala Teresa Lopes Gândara, explicando que esta prática «permite encontrar o melhor fit entre o que a empresa tem para oferecer e o que as pessoas procuram, proporcionando diferentes opções de carreira, progressão na organização e experiências internacionais.»

.

DADOS DA EMPRESA

Noesis

Sede: Lisboa

Atividade: Consultoria tecnológica

Número de colaboradores: 926

Média de idades: 35 anos

Colaboradores com formação superior: 71%

Salário médio: ND

Antiguidade média: 4 anos

Site: www.noesis.pt

Distinções: «Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal», do Great Place To Work Institute: 2º lugar na categoria de 501 a 1.000 colaboradores; «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

.

NOTA: texto publicado na edição nº 137 da revista «human» (maio/ junho de 2022), no dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»