25 anos
Quinta da Plansel lança edição especial

Para assinalar o primeiro quarto de século a levar Montemor-o-Novo aos grandes palcos vínicos do mundo, a Quinta da Plansel apresenta a edição especial comemorativa Plansel 25 Anos, um vinho produzido com os melhores lotes da casa e com apenas 1.000 garrafas para venda.

Texto: Redação «human»

.

Quando em 1961 o alemão Jörg Böhm naufragou em Portugal não imaginava que esse percalço na sua viagem comercial seria o início de uma das mais inspiradoras histórias do Alentejo. Num verdadeiro episódio de amor à primeira vista pelo nosso país, rapidamente se rendeu às paisagens e ao potencial vitivinícola da região, tendo em 1975 comprado os primeiros terrenos para investigação e exploração da vinha.

A paixão pelo vinho e por Portugal acabaria por contagiar toda a família. Em 1997, a filha Dorina Lindemann mudava-se para Portugal e erguia a adega que hoje constitui a Quinta da Plansel. Plansel significa planta selecionada e não deixa dúvidas quanto à dedicação da família pela natureza, uma filosofia implementada ao sabor de uma dicotomia harmoniosa entre o pulso e rigor alemão com a espontaneidade e expressividade alentejana – e os vinhos são o espelho maior desta inesperada simbiose. 

Este ano, a família, atualmente acompanhada por cerca de 80 pessoas, celebra o 25º aniversário (1997-2022), um marco importante para o produtor e que serviu de mote para o lançamento de uma edição especial comemorativa. O Plansel 25 Anos 2017 é elaborado a partir da melhor seleção das castas Touriga Nacional, Tinta Barroca e Touriga Franca, ex-líbris do produtor, Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira, que encontram no Alentejo a sua melhor expressão. Para este vinho, a vindima manual foi feita durante a noite e as uvas fermentaram lentamente em barricas de 200 quilos durante duas semanas. Posteriormente, o mosto repousou dois anos em barricas de carvalho francês e um ano em garrafa.

Apresentado num evento com discursos e votos para o futuro, não será exagerado comparar as notas de prova do Plansel 25 Anos 2017 com as palavras que muitos convidados atribuíram ao produtor com sotaque alemão, nesse dia. Este é um vinho robusto e elegante, muito à imagem da fundadora e enóloga Dorina Lindemann, onde a estrutura, a persistência e os taninos muito vincados mostram o potencial de guarda do vinho para o futuro. O vinho apresenta aromas a fruta preta, doce de ameixa, algum floral e notas frescas de menta e especiarias, sendo indicado para acompanhar assados e pratos de conforto.

Esta edição especial foi produzida em quantidades muito limitadas e tem o preço de venda recomendado ao público de 99 euros. O Plansel 25 Anos é a primeira novidade do produtor neste ano de celebração. Até dezembro, a Quinta da Plansel dará a conhecer novas colheitas e novos lançamentos, um renovado projeto de enoturismo e um novo site.

.

A quinta-feira

Localizada em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, a Quinta da Plansel reúne em 70 hectares a paixão da família alemã Lindemann pelo estudo e pelo aperfeiçoamento da viticultura. A família viveirista tem uma experiência de mais de 35 anos com castas portuguesas, mais precisamente alentejanas. Desde 1997, Dorina Lindemann está à frente da Quinta da Plansel, reunindo um portefólio de vinhos que prometem surpreender pela verdade das castas e pelo terroir da propriedade que se caracteriza pela influência da Serra de Monfurado e do oceano Atlântico.