Combater a escassez de talento
Vantagens de adotar um serviço de recrutamento externo

Numa altura em que a escassez de talento é uma realidade cada vez mais presente em vários sectores, é importante que as empresas otimizem os seus processos de atração, fidelização e desenvolvimento de talento, no sentido de assegurarem o acesso aos profissionais que irão contribuir para o seu desenvolvimento.

Texto: Redação «human» Foto: DR

.

Neste contexto, o outsourcing do recrutamento, consubstancia-se hoje como uma eficaz solução complementar ao recrutamento interno, permitindo que os departamentos de recursos humanos consigam agilizar o processo de atração e seleção de talento e atinjam, de forma mais eficiente, os seus objetivos de contratação.

Porém, podem ainda existir algumas dúvidas sobre o real benefício que o outsourcing pode trazer na hora de iniciar processos de seleção. Neste sentido, o ManpowerGroup revela as cinco vantagens associadas ao serviço de recrutamento externo, tendo em vista o combate à escassez de talento e o preenchimento de vagas de forma mais ágil.

Aconselhamento profissional constante: Contratar uma empresa especializada em atração e seleção de talento é sinónimo de colaboração constante. Estas empresas seguem de forma permanente os movimentos do mercado e dos candidatos, e quais as principais tendências que começam a ganhar forma, oferecendo assim uma elevada capacidade de resposta na definição de uma estratégia alinhada, simultaneamente, com os objetivos da empresa e o contexto de mercado, bem como aconselhamento regular ao longo de todo o processo.

Contacto com talento mais especializado: Os perfis muito especializados podem ser mais difíceis de encontrar e, por norma, estão já empregados. Graças à experiência e insights resultantes de um constante diálogo com os candidatos, as empresas especializadas na atração de talento têm um conhecimento aprofundado e muito atual sobre aquilo que os colaboradores de várias áreas procuram numa função. Nesse sentido, são capazes de aconselhar os empregadores, trabalhando de forma conjunta na definição das melhores propostas de valor, potenciando assim a contratação de candidatos qualificados.

Otimização dos recursos do departamento de RH: A gestão de talento não pressupõe, apenas, a seleção de candidatos, sendo que existem várias outras funções que merecem, também, ser priorizadas. Ao externalizarem a seleção e atração de candidatos, bem como a concretização de todos os processos associados, as empresas podem focar as suas equipas noutras funções relevantes, como por exemplo na sua estratégia de retenção de talento.

Adoção de técnicas inovadoras: A evolução da tecnologia está presente em todos os sectores, atualmente, e o de recursos humanos não são exceção. A digitalização das plataformas de recrutamento já eram uma realidade e a adoção de inteligência artificial (IA) permite tornar o processo mais inteligente, potenciando as hipóteses de match entre empresas e candidatos. Cada vez mais, novas plataformas, como a TalentSpot (ver aqui), recorrem ao machine learning, como forma de otimizar o match entre os perfis que as empresas necessitam e as skills disponíveis no mercado. Esta plataforma de recrutamento inteligente, lançada pelo ManpowerGroup, permite às empresas, nomeadamente da área tecnológica, encontrarem os candidatos com os perfis mais exigentes em apenas 10 dias, através da (IA) e de uma base de recrutadores experientes freelancers, oferecendo assim uma proposta diruptiva que acelera o ritmo de contratação.

Perceção positiva da marca empregadora: O employer branding é área que ganha cada vez mais importância nos processos de atração e seleção de talento, com estudos recentes do ManpowerGroup a mostrar que dois em cada três trabalhadores querem trabalhar para organizações com valores próximos dos seus. Ao adotarem serviços de recrutamento externo, as empresas asseguram que a experiência do candidato está alinhada com as suas expetativas, deixando uma imagem corporativa positiva e contribuindo para gerar word-of-mouth benéfico entre candidatos do mesmo sector.

Em resumo, o outsourcing de recrutamento é hoje uma alternativa cada vez mais relevante para as empresas que procuram atrair e recrutar o talento mais qualificado. Através desta solução, as empresas aceleram a resposta às suas necessidades de recrutamento, ampliam as suas bases de talento e colmatam vagas por preencher com talento alinhado com as suas necessidades.