«Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»
Milestone: um impacto positivo e um futuro melhor

A diretora de recursos humanos da Milestone, Liliana Silva, partilha que «as equipas e o negócio continuam em crescimento», pelo que prevê a contratação de 30 pessoas até ao final do ano para as diferentes áreas da empresa. «Para além das competências técnicas requeridas para cada função, valorizamos sobretudo competências como a capacidade de resolução de problemas, o pensamento crítico, a capacidade de colaboração e a aprendizagem ativa», assinala.

Texto: Redação «human» Foto: DR

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Com 12 anos de existência, a Milestone desenvolve a sua atuação em consultoria nas áreas de Business Operations, Business Analytics, Business Continuity, Infrastructure & Cloud Enablement e Talent. A maioria dos seus casos de sucesso passam por implementações efetuadas com foco nas tecnologias dos seus parceiros como a SAP, a Microsoft, a Cisco, a Huawei, a Google e a AutoDesk. 

Liliana Silva, a diretora de recursos humanos, refere: «Este sucesso deve-se ao elevado grau de conhecimento dos nossos consultores, que gera a confiança dos nossos clientes. O propósito da Milestone continua a ser a criação de um impacto positivo nos clientes e um futuro melhor para as suas pessoas através de agilidade, inovação e tecnologia. Aspiramos ser reconhecidos como uns dos melhores na classe pelos clientes e pelos parceiros, o que nos permite atrair os maiores talentos.»

Seguindo a tendência da maioria das empresas, «a Milestone transitou de um modelo de trabalho remoto durante a pandemia para um modelo de trabalho híbrido no pós-pandemia», assinala a responsável, para logo explicar que «na base da decisão da flexibilização do modelo de trabalho esteve, como em todas as práticas da empresa, a auscultação das pessoas». Mais: «O modelo híbrido trouxe consigo a necessidade de adaptação e reforço de algumas das nossas práticas de gestão de pessoas. Redefinimos o plano de comunicação interna e ajustámos as nossas ações de engagement, garantindo o acesso a todas as pessoas, independentemente do modelo em que estão a trabalhar. Ajustámos o plano de formação, garantindo que capacitamos as nossas pessoas para o novo modelo de trabalho e as lideranças para uma gestão híbrida. Continuamos a promover uma cultura de felicidade e bem-estar, com a introdução de um conjunto de práticas que dão resposta aos novos desafios que se colocam na área do bem-estar físico, psicológico e social.»

Muito mudou nos últimos dois anos e «na Milestone todas as mudanças feitas foram, e continuam a ser, focadas naquela que é a estratégia de gestão de pessoas, uma estratégia em que as pessoas estão no centro», diz Liliana Silva, para logo prosseguir: «O reforço da nossa cultura ganhou ainda mais destaque como um recurso estratégico, tendo sido necessário repensar e adaptar as estratégias de promoção e conservação da cultura organizacional, e as nossas práticas de bem-estar, quer no presencial, quer no digital, para que possam estar presentes e ser experienciadas pelos dois mundos em que trabalhamos. Decorrente da análise de informação recolhida através da avaliação de riscos psicossociais, realizada anualmente, definimos um plano de intervenção, com um nível individual e outro organizacional. Disponibilizamos sessões de mindfulness e desenvolvemos programas como o HR Opendoor (um espaço de apoio e comunicação aberta) e o Programa de Apoio Psicológico (um serviço de consultas de psicologia on-line gratuitas para os nossos colaboradores e com valores protocolados para o agregado familiar). Adicionalmente, desenvolvemos um programa de gestão de stresse com sessões em grupo e individuais e processos de coaching para as lideranças.»

Liliana Silva refere ainda: «As equipas e o negócio continuam em crescimento, pelo que prevemos a contratação de 30 pessoas até ao final do ano para as diferentes áreas da empresa. Para além das competências técnicas requeridas para cada função, valorizamos sobretudo competências como a capacidade de resolução de problemas, o pensamento crítico, a capacidade de colaboração e a aprendizagem ativa. Valorizamos também pessoas cujos valores estão alinhados com os valores da Milestone, como a integridade, o respeito e o compromisso.»

A responsável, assinala ainda, a concluir: «Na Milestone, além da sensibilização das nossas pessoas para a sustentabilidade, desenvolvemos processos de desmaterialização e incentivamos a mobilidade de baixo carbono com o incentivo à mobilidade elétrica. Adicionalmente, com a adoção de um modelo de trabalho híbrido, promovemos também a redução das deslocações e a respetiva pegada ecológica.»

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DADOS DA EMPRESA

Milestone Consulting SA

Sede: Alfragide

Atividade: Consultoria em tecnologias de informação

Número de colaboradores: 145 (38% mulheres, 62% homens)

Média de idades: 38 anos

Colaboradores com formação superior: 90%

Salário médio: ND

Antiguidade média: 4,5 anos

Site: https://milestone.pt

Distinções: «Melhores Empresas para Trabalhar», da revista «Exame» em parceria com o ManpowerGroup e a AESE Business School (6º lugar); «Happiness Works», da Lukkap Portugal e da Universidade Atlântica, em parceira com a revista «Exame», a ACEGE Associação Cristã de Empresários e Gestores, a APG Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas e a Happy Brands (3º lugar); «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

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NOTA: texto publicado na edição nº 137 da revista «human» (maio/ junho de 2022), no dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»