«Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»
Quilaban: «Cuidar da saúde e do bem-estar de pessoas como nós.»

A estratégia para a gestão das pessoas, nos últimos dois anos, «sofreu as mudanças naturais, próprias do ambiente excecional que vivemos e continuamos a viver», constata Sérgio Luciano, o chief executive officer (CEO) da Quilaban. «Identificámos três dimensões nas quais deveríamos investir e trabalhar com maior intensidade. A primeira é a integração das pessoas de todas as empresas do grupo, sob uma mesma consciência de propósito e de orientação estratégica, com uma partilha alargada de saberes e experiências, promovendo a cooperação e a partilha de conhecimento. Vivemo-lo atualmente sob o mote ‘Living as ONE, building the Future!’.»

Texto: Redação «human» Foto: DR

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«Temos como propósito cuidar da saúde e bem-estar de pessoas como nós.» É desta forma que Sérgio Luciano CEO da Quilaban, começa por apresentar a empresa, explicando que o fazem através de soluções variadas para o diagnóstico clínico e investigação, da distribuição de medicamentos, consumíveis clínicos e outros produtos de saúde, de serviços médicos e cirúrgicos, e de formação, representação e consultoria na área da saúde. «Somos um elo fundamental entre quem produz e quem aplica ou disponibiliza estas soluções às pessoas que necessitam de cuidados médicos e medicamentosos ou que desejam cuidar do seu bem-estar, e temos uma presença geográfica alargada, estando em Portugal, nos PALOPs (países africanos de língua oficial portuguesa) – com empresas em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau – e na Índia, onde fazemos o sourcing e o procurement, sobretudo de medicamentos para responder a necessidades das nossas empresas, de ONGs [organizações não-governamentais] e de clientes presentes em 14 países», explica ainda.

Questionamos sobre como fazem a gestão do capital humano neste cenário de pós-pandemia, e o CEO assinala de imediato: «Gostamos de lhe chamar talento, característica única e fundamental que encontramos nas pessoas. A gestão do talento não sofreu mudanças quanto ao essencial. Tornou-se evidente na pandemia, e persiste no pós-pandemia, a importância de dar às pessoas uma perspetiva clara do que nos propomos alcançar e autonomia para que, com responsabilidade, possam contribuir para o alcançarmos. Temos no sentido de propósito, na diversidade, na inteligência emocional, na liderança, na gestão da mudança, na partilha de informação, na flexibilidade e na colaboração ativa, algumas das dimensões que privilegiamos na gestão das pessoas e na atração, no desenvolvimento e na retenção do talento. Talvez a mudança mais marcante seja a da adoção de modelos de trabalho híbrido, cujo surgimento, no nosso caso, foi muito potenciado pela experiência em ambiente de pandemia», enfatiza.

A estratégia para a gestão das pessoas, nos últimos dois anos, «sofreu as mudanças naturais, próprias do ambiente excecional que vivemos e continuamos a viver», constata Sérgio Luciano, acrescentando: «Identificámos três dimensões nas quais deveríamos investir e trabalhar com maior intensidade. A primeira é a integração das pessoas de todas as empresas do grupo, sob uma mesma consciência de propósito e de orientação estratégica, com uma partilha alargada de saberes e experiências, promovendo a cooperação e a partilha de conhecimento. Vivemo-lo atualmente sob o mote ‘Living as ONE, building the Future!’. A segunda passa pelo desenvolvimento das competências de liderança, adequando-as às nossas necessidades e aos nossos desafios. Criámos o programa ‘Leading ONEWAY’, que envolveu todas as lideranças de primeira linha e, atualmente, os líderes de proximidade. A terceira, vocacionada para o reforço da inteligência emocional, ajuda as nossas pessoas a enfrentar de forma positiva e confiante a incerteza e a variabilidade próprias destes tempos, e chamámos-lhe ‘Inspiring Talks’.»

Na Quilaban, a prática mais inovadora foi implementada recentemente e tem como designação «MUDA para MELHOR!» Trata-se de uma dinâmica que envolve todas as pessoas da organização e que consiste na oportunidade que qualquer colaborador tem de, quando enfrenta alguma situação que constitui um bloqueio ao seu trabalho ou uma oportunidade de melhoria, identificar diretamente os colegas que, consigo, podem colocar em prática as mudanças necessárias e tratar de o fazer acontecer, sem que tenha de recorrer à aprovação de múltiplas hierarquias. O CEO partilha que têm três ciclos anuais, durante os quais os colaboradores poderão apresentar os seus projetos, os quais são patrocinados por apenas um membro da equipa de Gestão, que não tem intenção ativa na implementação, e aprovados pela Comissão Executiva. A implementação deve ocorrer num período de três meses e os projetos com a maior impacto são premiados.

A dinâmica de crescimento e de desenvolvimento que a Quilaban vem experimentando tem-lhe trazido múltiplas necessidades de talento em diversas áreas, conforme assinala Sérgio Luciano: «Procuramos para Portugal e para Angola, atualmente, pessoas com competências em áreas muito diversas – logística, qualidade, finanças, controlo de gestão, gestão comercial, especialistas de aplicações no diagnóstico, farmacêuticos, entre outras –, e vamos tendo uma dinâmica de procura regular de talentos em muitas áreas distintas.»

A Quilaban valoriza a diversidade das pessoas e a sua singularidade. «Temos um espírito empreendedor e ambicioso», afirma o CEO, e reitera: «Movemo-nos pelo propósito de cuidar da saúde e do bem-estar de pessoas como nós. Vemo-nos como parte de um todo maior, no qual desejamos ser parceiros de referência para a disponibilização de soluções eficientes, integradas e inovadoras. Aspiramos à excelência em tudo o que fazemos.»

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DADOS DA EMPRESA

Quilaban – Química Laboratorial Analítica SA

Sede: Sintra

Atividade: Comércio por grosso de produtos farmacêuticos

Número de colaboradores: 139 (mulheres 69, homens 70)

Média de idades: 44 anos

Colaboradores com formação superior: 62%

Salário médio: 1.918 euros

Antiguidade média: 13 anos

Site: https://www.quilaban.pt

Distinções: «Índice da Excelência», da Neves de Almeida | HR Consulting em parceria com o ISCTE Executive Education e as revistas «Human Resources Portugal» e «Executive Digest»: 10º lugar na categoria Médias Empresas e vencedora no sector Saúde e Farmacêutica/ «Happiness Works», da Lukkap Portugal e da Universidade Atlântica, em parceria com a revista «Exame», a ACEGE Associação Cristã de Empresários e Gestores, a APG Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas e a Happy Brands: Integra o ranking/ «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

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NOTA: texto publicado na edição nº 137 da revista «human» (maio/ junho de 2022), no dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»