CUPRA City Garage Lisboa
Continua ciclo de exposições, com novos artistas

Em junho, a artista Vanessa Teodoro estreia a sua exposição «The Weight of Perfection» na City Garage de Lisboa. O espaço vai-se transformar numa pista de dança com a antevisão da colaboração CUPRA X Boiler Room X NOS Primavera Sound e o artista BRANKO no dia 4 de junho. O NOS Primavera Sound continua no dia 23 de junho, na CUPRA City Garage, com uma Talk com os artistas Kampire e Elijah. E há o novo Cocktail Bar, com cocktails verdadeiramente icónicos.

Texto: Redação «human»

.

O ciclo de exposições na CUPRA City Garage, da CUPRA, continua no mês de junho, com mais uma exposição de uma artista feminina. Inaugurada no dia 2, a exposição «The Weight of Perfection», da Vanessa Teodoro, tem curadoria by State of the Art (SOTA). A CUPRA City Garage Lisboa vai ser a primeira pista de dança, numa antevisão do que vai ser a sua ativação no decorrer do Festival NOS Primavera Sound, com os artistas Branko e ZenGxrl. Posteriormente e ainda envolvida no espírito festivaleiro, segue-se uma talk com os artistas Kampire e Elijah, que também fazem parte do line up da CUPRA X Boiler Room no referido festival.

Vanessa Teodoro é terceira artista plástica a participar no ciclo de exposições da CUPRA City Garage. O ADN da sua obra é constituído pelo seu background académico em design gráfico, a sua infância na África do Sul e as experiências que a acompanham até aos dias de hoje. Tem referências gráficas base como a Arte Urbana, as tatuagens, padrões africanos e uma linguagem forte, contrastante, maioritariamente monocromática. Inspira-se em ícones e elementos femininos para criar as suas peças, sendo estas também uma forma de autorretrato.

A exposição vai estar presente na CUPRA Garage até ao dia 22 de junho, com três peças exclusivas e criadas para o momento. Baseia-se na exploração do imperfeito, da adaptabilidade e do improviso. Inspirada pelas figuras das mulheres africanas que transportam os objetos pesados nas cabeças, a artista equipara as limitações do perfecionismo ao malabarismo para as mulheres viverem o seu dia-a-dia.

«Criei estas três peças escultóricas para fazer frente ao meu perfecionismo muitas vezes paralisador, e abraçar o desconforto na criação de obras mais soltas e fluídas. Sem um projeto demasiado pensado, nem usando as minhas tintas habituais, aqui dei espaço ao improviso, à experiência e ao erro. Uma reflexão de como a nossa criatividade está sempre em evolução e que não nos podemos prender ao medo das coisas não correrem como esperamos», comenta Vanessa Teodoro.

Numa antevisão daquela que será a ativação CUPRA no decorrer do NOS Primavera Sound, no dia 4 de junho, a partir das 19H30, o espaço vai receber o aclamado artista e produtor português BRANKO,que ficou conhecido como parte dos Buraka Som Sistema e atualmente é uma referência no panorama musical com vários projetos e colaborações. O warm up estará a cargo da artista ZenGxrl. O registo para marcar presença pode ser feito aqui.

Ainda na sequência do festival, no dia 23 de junho a CUPRA City Garage Lisboa recebe a artista Kampire, que também faz parte do line up do CUPRA X Boiler Room X NOS Primavera Sound. Para este momento, a artista preparou uma conversa interativa sobre processos criativos, sobre o impulso de criação, e dará dicas sobre como realizar a playlist perfeita. Nascida em Kampala, Kampire para além de artista é escritora e uma proeminente ativista na luta pela igualdade de género. Está também empenhada na luta pelas liberdades civis no Uganda, usando a música para promover a inclusão e a diversidade. Os seus sets refletem a intensidade, a profundidade e a diversidade com fusões psicadélicas que misturam tudo, desde afro a inúmeros outros géneros. 

Fora as ofertas culturais, a CUPRA City Garage Lisboa é um espaço pronto a receber todos aqueles que queiram relaxar depois de um dia de trabalho. De segunda a sábado, os fins de tarde podem ser mais animados com uma visita ao novo Cocktail Bar, onde é agora possível desfrutar de icónicos cocktails como o Passion Fruit Martini ou o Aperol Sour, de vinhos biológicos das mais variadas regiões de Portugal e ainda saborear os tradicionais pastéis de arroz japoneses Mochis feitos a partir de ingredientes totalmente naturais, num ambiente diferenciador.

A CUPRA City Garage vai muito além daquilo que é o negócio automóvel, sendo um dos novos polos artísticos e culturais da cidade de Lisboa.