Dois líderes tão diferentes

Prossegue a série de vídeos da autoria de Ana Teresa Penim e João Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

Esta partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020, com os dois autores surgindo individualmente. Agora, mantendo a lógica dos vídeos sobre coaching, team coaching e mentoring, optam por vídeos em conjunto, numa dinâmica de conversa e, ao mesmo tempo, renomeando-os para coaching talks, team coaching talks e mentoring talks.

.

Vídeo 126: Coaching talk – Líder histérico ou histórico (por João Catalão)

Muitos líderes vivem hoje elevados níveis de desequilíbrio emocional, que repelem e desmobilizam quem os rodeia, criando um efeito de choque em cadeia na organização. Quanto maior responsabilidade o líder histérico tiver, maior será o terramoto que origina.

Ao contrário deste, o líder histórico é alguém capaz de manter serenidade e lucidez no meio da turbulência. Alguém que mobiliza e agrega, em vez de confundir e dispersar. Alguém que é parte da solução e não fonte do problema. Alguém que mobiliza a inteligência coletiva.

O coaching, enquanto processo de autoregulação e de cocriação de novas possibilidades, é especialmente virtuoso para líderes que querem fazer história.