As pessoas primeiro

A Anturio recebeu o prémio para o primeiro lugar no Great Place to Work Portugal, na primeira vez em que concorreu ao prestigiado galardão. Além do primeiro lugar nas empresas até 50 colaboradores, a tecnológica nacional arrecadou ainda o Prémio Revelação.

Texto: Joana Santos

.

É uma enorme alegria e uma inspiração para todos os que colaboram na Anturio este reconhecimento, por todo o esforço que temos realizado ao longo destes 13 anos de existência, um trabalho desenvolvido diariamente em prol de um objetivo comum.

Para dispor de equipas altamente motivadas e disponíveis para dar o melhor de si, a Anturio adota as melhores práticas de gestão de recursos humanos presentes no mercado. Entre as várias políticas de recursos humanos em vigor, a empresa aposta em pacotes salariais competitivos, programas de formação em contexto de trabalho, planos de carreira e condições de emprego sustentadas.

Só desta forma é possível garantir vantagens competitivas para a retenção dos melhores talentos. Ao tornar a Anturio atrativa, é possível captar os melhores recursos e conceber as melhores equipas para prestar um serviço de excelência ao cliente.

Embora tenha iniciado atividade em 2009 enquanto empresa de base familiar, e mantenha esse ADN até hoje, a Anturio tem apostado forte numa estratégia de retenção de talento, alicerçada na integração de novos colaboradores, apostando num onboarding intensivo, na otimização da comunicação interna, na avaliação de desempenho, na formação inicial e contínua, no planeamento e na execução de politicas salariais e de benefícios atrativas, nas politicas de desenvolvimento e de carreira, além da aposta numa liderança forte e da criação de bons relacionamentos e da transparência com os colaboradores.

A máxima «funcionário feliz é mais produtivo» é uma realidade em que as empresas devem apostar, pois um colaborador feliz, com realização profissional, vai dar mais de si, vai estar mais motivado e vai contagiar um grupo de pessoas.

Na Anturio, valorizamos bastante o trabalho e os nossos colaboradores, apostamos na promoção pelo mérito, incentivando a inovação e a partilha de ideias e de conhecimento, com vista ao melhoramento de cada função e da empresa, como um todo.

A empresa aposta forte no equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, sendo que cada colaborador tem objetivos traçados e é responsável pelo seu resultado. Em troca, tem a liberdade de gerir o seu horário e a sua agenda com base nas necessidades dos projetos. Desta forma, a empresa aposta no equilíbrio da vida pessoal de cada elemento, havendo colaboradores que se encontram 100% em teletrabalho e outros em modelo híbrido.

Além disso, todos os colaboradores têm a oportunidade de frequentar um ginásio on-line patrocinado pela Anturio e direito a consultas de nutrição, também pagas pela empresa, para além de vários protocolos estabelecidos nas mais diversas áreas: saúde, hotelaria, restauração, instituição académicas, entre outras.

A nossa estratégia continua a ser o foco nas pessoas, na nossa família, no bem-estar das mesmas, quer seja através de políticas de flexibilidade de horário, de um sistema 100% remoto ou hibrido, ou mesmo de benéficos sociais, por exemplo um seguro de saúde altamente vantajoso, onde damos a possibilidade de os familiares mais próximos estarem incluídos.

Para a atração de talento, a nossa estratégia é passar para fora o nosso dia-a-dia, a nossa união, os nossos projetos 100% web e diferenciadores das soluções atuais que o mercado tem. Neste momento, uma das maiores prioridades da Anturio é a retenção de talento dos jovens que estão a iniciar a sua carreira profissional, dando-lhes a oportunidade de terem um primeiro contacto com o mundo do trabalho com possível integração nas respetivas equipas consoante o desempenho individual, mas sempre com uma visão de progressão de carreira.

A taxa de rotatividade no ano de 2021 foi de cerca de 10%, o que significa que a empresa tem conseguido reter muito talento, o que é fruto de um empenho diário de todos os elementos. Em simultâneo, há cerca de dois anos a empresa criou a Anturio Academy, para formar jovens que terminam uma licenciatura ou mesmo um curso profissional nas áreas de Gestão e/ ou Programação e que iniciam o seu percurso na Anturio através de um estágio, seja curricular ou profissional.

Estes elementos são acompanhados pelo formador interno e por um orientador de estágio interno e outro externo (da instituição formativa onde tiraram o respetivo curso). A taxa de sucesso é grande, até porque antes de iniciar o seu percurso na Anturio Academy existe um processo de recrutamento onde são colocadas várias questões para tentar perceber se o perfil do candidato se encaixa.

Após as entrevistas, iniciamos o processo de onboarding e a partilha da sua entrada nos vários meios de comunicação utilizados (intranet, grupo Whatsapp entre outros). Inicialmente, fazemos um overview sobre a empresa, e no primeiro dia de trabalho já temos um plano organizado, entre formações e conhecimento da estratégia e dos procedimentos da empresa.

Nesta fase, é definido um buddy, o colega que irá acompanhar o candidato e que faz parte do processo de formação e de integração na equipa e na empresa. Nesta primeira fase, existe um painel na intranet da empresa (Get To Know You Better) com todos os colaboradores, bem como os seus interesses, as paixões e um quadro de reconhecimentos por parte dos colegas.

Uma das políticas da empresa é o constante feedback a todos os candidatos, quer seja resposta positiva ou menos positiva.

Por outro lado, iniciativas como o Anturio café (iniciativa on-line, via Teams, onde juntamos a equipa toda), duas vezes por semana, para falarmos de tudo o que quisermos, constituem momentos de convívio entre os colegas e de brincadeira, descontração e fomento da união entre todos.

A Happy Hour corresponde a outro momento único, onde em todas as primeiras quintas-feiras do mês a empresa realiza um convívio presencial em cada escritório. No final desse dia, as equipas vão «beber um copo» e conviver, fomentando o espírito de equipa, a união e a interajuda estre colegas. Em alturas de pandemia, a iniciativa manteve-se, mas on-line.

Outra iniciativa igualmente importante, principalmente porque estamos dispersos geograficamente, é o balanço mensal, uma reunião onde falamos essencialmente da estratégia da empresa, o que tem corrido bem e o que pode ser melhorado. e no final há sempre espaço para a entrega de prémios por área de negócio.

De destacar ainda o Anturio Day, que corresponde a um team building, com uma atividade ao ar livre e que fomenta o espírito de equipa, além da celebração dos aniversários dos colaboradores e do jantar de Natal.

.

»»»» Joana Santos é diretora de recursos humanos da Anturio, uma empresa que iniciou a atividade em 2009. Com sede no Funchal (Madeira), é especializada em tecnologias de informação (TI) e presta serviços nas áreas de consultoria, desenvolvimento e implementação de software de gestão. É 100% nacional e tem como principais atividades a instalação e a implementação do ERP (enterprise resource planning) PHC, o desenvolvimento de software próprio e integrações com plataformas web, móveis e BI (business intelligence).