A Randstad apresentou uma nova solução para a gestão do talento: a Randstad Risesmart. O objetivo é apoiar as empresas nos processos de adaptação, transformação e crescimento, mas também em momentos de redução de negócio e equipas, com soluções que impactam na retenção, atração e engagement dos colaboradores.
Esta abordagem possibilita o mapeamento, o desenvolvimento e a mobilidade de talento com recurso a metodologias específicas e com uma forte componente tecnológica, mas sem nunca esquecer o acompanhamento individualizado feito por especialistas.
Através de uma equipa de consultores especializados e com um grande know-how na gestão de pessoas, a Randstad Risesmart faz um diagnóstico das competências dos colaboradores, para identificar o seu potencial e mapear o talento na organização, apoiando a empresa na gestão do seu capital humano. Ainda no âmbito do desenvolvimento de competências, é possível construir programas individuais e à medida de cada participante, tendo em consideração as principais competências comportamentais a desenvolver para a sua função.
Outra solução possível prende-se com a criação de percursos formativos de desenvolvimento de competências para uma equipa ou grupo de pessoas, através dos quais os participantes poderão conhecer tendências, partilhar boas práticas e experimentar novos comportamentos, através de sessões de formação, workshops, webinars, entre outros. Estão também disponíveis sessões individuais, com uma periodicidade regular, nas quais se aplicam metodologias e ferramentas de coaching, com foco na mudança e com o intuito de ajudar o participante a aprender, a desenvolver e a atingir o seu potencial máximo, tendo por base um objetivo definido pelo próprio.
No que diz respeito à transição de talento, a Randstad Risesmart presta apoio, quer no processo de mobilidade interna para uma nova função dentro da organização – desde o momento de assessment ao acompanhamento e preparação do colaborador para a nova função – quer no momento de saída da empresa, facilitando a recolocação numa nova empresa ou na transição para a reforma.
Inês Casaca, da Randstad Portugal, e associate director para a Randstad Risesmart, assinala: «O mundo do trabalho está em constante mudança, e por isso a abordagem à gestão de pessoas tem de ser diferente. Reconhecendo a importância que as pessoas têm para o sucesso de qualquer negócio, é essencial repensar a forma como olhamos hoje para a gestão do talento. Garantir um desenvolvimento sustentado e estruturado dos seus conhecimentos e competências, afigura-se como uma das principais questões a que toda e qualquer organização deve dar resposta.»
Mais informações aqui.