Sodexo Business Services faz parceria com o Kaizen Institute Portugal

A Sodexo Business Services (SBS) assinou uma parceria com o Kaizen Institute Portugal, empresa de consultoria, para a adoção de uma metodologia de trabalho baseada em princípios de Lean Management – melhoria sustentada e eficiente do crescimento e desempenho de negócio –, permitindo o aumento de produtividade, eficiência e motivação dos colaboradores, bem como a redução de lead time dos processos e a otimização de recursos.

As iniciativas de melhoria definidas para alcançar estes objetivos são organizadas em workshops com equipas multidisciplinares, que garantem o envolvimento e compromisso das pessoas no desenho e implementação dos novos standards de trabalho. Esta transformação é acompanhada de treino nas ferramentas e metodologias que sustentam os resultados e potenciam o desenvolvimento das pessoas.

Para a Sodexo Business Services, as principais melhorias verificadas são a uniformização de processos entre as várias regiões, a normalização da operação contabilística e financeira da empresa, o aumento de produtividade através da análise crítica e redesenho de atividades, a deteção de oportunidades de automatização e a melhoria geral do serviço prestado pela empresa.

Alberto Bastos, managing director do Kaizen Institute Portugal, assinala: «O foco na otimização e na normalização dos departamentos financeiros permitir-lhes-á estabelecer relações cada vez mais próximas com as áreas de negócio e torná-las capazes de entregar processos globais alavancados, com experiências diferenciadoras para o cliente interno. Estas equipas devem ainda ser capazes de identificar oportunidades e pontos de pressão nos reportes financeiros, assim como prever a performance do negócio e fornecer recomendações valiosas às operações.»

A formação com base nos princípios de Lean Management requer uma multidisciplinaridade quanto à participação da equipa: «As sessões são realizadas de forma transversal, com os profissionais de operação e de direção, para que exista uma visão geral e holística de todo o processo de trabalho», defende Diana Alves, human resources manager, da Sodexo Business Services. 

Quanto aos projetos, o plano de execução incide sobre os processos mais críticos da empresa, para a sua otimização e melhoria. «O destaque é sempre dado à participação dos próprios executantes das atividades, onde reside o maior conhecimento dos principais problemas das operações, e de onde surgem os insights que permitem os desenhos de solução», conclui Diana Alves. Esta metodologia imprime um espírito de melhoria contínua e empodera as equipas a influenciarem os processos que estão a executar na empresa.

Durante os workshops e projetos, a equipa do Kaizen Institute Portugal, em coordenação com a equipa de Melhoria Contínua da Sodexo Business Services, acompanha os processos selecionados e avalia o seu desempenho geral e a sua harmonização entre as várias equipas de cada geografia, de forma a conseguir imprimir melhorias concretas, que se traduzam na eficiência do seu crescimento e no desempenho do seu negócio.

De referir que na Sodexo acredita-se que a promoção do bem-estar das pessoas tem um forte impacto na vida das organizações. Com mais de 50 anos, está presente em 55 países, contando com 412 mil colaboradores e 100 milhões de utilizadores no mundo.