Novo conceito de escritório para dar resposta ao modelo híbrido de trabalho

Nos últimos anos, os modelos de trabalho transformaram-se profundamente, em particular, durante a pandemia que tem impulsionado esta mudança. Ainda que contasse já com uma política de trabalho flexível anterior a este contexto, a Mars criou um conceito designado por «Future of Work» para redefinir e adaptar a sua forma de trabalhar, a qual assenta em quatro eixos: o modelo híbrido, a ligação com o escritório, as viagens e as reuniões com propósito. Este conceito vem acompanhado de uma renovação total dos seus espaços de trabalho de forma a adaptar as novas necessidades que resultam da combinação do teletrabalho com o trabalho no escritório, a partir de uma nova abordagem.

O novo modelo «Future of Work» permitirá desenvolver a atividade profissional de uma forma mais conciliadora, centrada no bem-estar das pessoas. Esta estratégia assenta em quatro pilares fundamentais: o modelo híbrido, que terá uma aplicação totalmente flexível de 50%, e que procurará adaptar-se às necessidades dos colaboradores; o escritório, que apresenta um novo design para promover a colaboração e potenciar as relações entre os colaboradores; as viagens, que passam a ser realizadas «com propósito e não para marcar presença física», serão reduzidas pelo menos a metade ao nível global, para melhorar o bem-estar do associado e do planeta; e, por último, as reuniões, que permitirão alcançar um equilíbrio e passarão a ser realizadas de acordo com as finalidades de cada uma, através de novas formas de colaboração.

Nesse sentido, e com vista ao cumprimento do projeto de escritórios ao nível local, a Mars Iberia (Portugal e Espanha) implementou um novo conceito nas suas instalações em Lisboa e Barcelona, para o qual contou com o contributo dos próprios associados que sugeriram apostar em espaços mais abertos, flexíveis e digitais e que melhor se adequem aos formatos híbridos de trabalho. Por isso, o novo escritório da Mars em Lisboa consistirá num espaço totalmente adaptável de modo a promover a colaboração que o «Future of Work» defende, e passará a contar com salas de reuniões renovadas, igualmente adaptáveis, e com a tecnologia necessária para realizar reuniões híbridas, para além de uma zona de lazer.  De igual modo, o escritório de Barcelona foi renovado com o objetivo principal de criar espaços para promover ligações e sinergias entre as equipas. Neste caso em concreto, o escritório da Mars disponibilizará ainda uma zona própria para bicicletas e trotinetes, espaços verdes e um terraço onde os associados poderão usufruir de momentos informais e descontraídos com as diferentes equipas.

Esperanza Ribas, diretora de people and organization da Mars, afirma: «Este conceito de escritórios adaptáveis, que contou inclusivamente com os contributos dos seus Associados na sua implementação, serviu para regressarmos com mais força a esta nova realidade onde procuramos aumentar o equilíbrio ideal entre a colaboração e a concentração, e aproveitar os benefícios de trabalhar a partir de casa ao mesmo tempo que as vantagens de vir trabalhar para o escritório. Mas, acima de tudo, para retomarmos conexões.»

A Mars Iberia é filial de Mars Inc, uma das maiores empresas familiares do mundo. Com mais de um século de história, produz vários produtos e oferece serviços a pessoas e aos seus animais de estimação, e conta com cerca de 140 escritórios em todo o mundo. A sede principal localiza-se em McLean, Virginia (Estados Unidos) e em 2020 obteve receitas líquidas superiores a 40.000 milhões de dólares. A empresa produz algumas das marcas mais icónicas do mundo: M&M’s, SNICKERS, TWIX, PEDIGREE, ROYAL CANIN, WHISKAS, ORBIT, 5, SKITTLES, etc.

A Mars Iberia está presente em Espanha desde 1982 e em Portugal desde 1990. Conta com mais de 350 colaboradores, entre as suas duas unidades fabris em Espanha, e os seus três escritórios entre Portugal e Espanha, distribuindo um total de 27 marcas. A Mars em Espanha e Portugal integra quatro unidades de negócio: Mars Iberia (fabricante de chocolates, rebuçados e pastilhas elásticas – produtos para o cuidado de animais de estimação, gelados e outros produtos alimentares); Royal Canin Iberia (especialistas em nutrição e saúde de gatos e cães no canal especializado) e Cafosa (que produz a goma base que se utiliza para produzir as pastilhas elásticas). Por outro lado, AniCura oferece serviços veterinários através de 32 clínicas veterinárias em Espanha e 2 em Portugal. As 5 unidades contam com mais de 1.000 associados (colaboradores), entre os escritórios, as unidades fabris e as clínicas veterinárias.