JLL expande equipa para dar resposta ao forte crescimento do sector Industrial & Logística

Acompanhando o forte crescimento de um dos segmentos estrela do imobiliário, a JLL acaba de expandir a sua equipa para dar resposta ao mercado de Industrial & Logística com contratações para dinamizar as áreas de agência e investimento dedicadas a este tipo de ativo. Tomás Bonifácio e Pedro Trezentos integram o negócio de agência focado neste segmento e Nuno Esteves ingressa a área de Capital Markets (investimento).

Impulsionado pelas novas tendências de consumo que a pandemia consagrou, o imobiliário de Industrial & Logística verificou um forte incremento da atividade nos últimos dois anos, atingindo em 2021 um nível de ocupação recorde. Marcada pelas operações de expansão, pré-arrendamento de espaços logísticos e lançamento de novos projetos, a atividade neste segmento só não foi mais além devido à falta de oferta de espaços adequados à procura. Também na perspetiva do investimento, este tem sido um produto de crescente procura e a transação deste tipo de ativos foi travada apenas pela escassez de produto.

Sob a liderança de Mariana Rosa e parte do negócio de Leasing Markets Advisory, a área de Industrial & Logística será agora apoiada por Tomás Bonifácio, que assume o cargo de senior consultant, sendo responsável por representar proprietários e potenciais inquilinos em todo o sector Industrial & Logística e Pedro Trezentos, que assume funções de consultant encarregando-se dos serviços direcionados com a atividade ocupacional deste tipo de imóveis. Ao mesmo tempo, Nuno Esteves reforça o Departamento de Capital Markets, liderado por Gonçalo Santos. O novo membro da equipa de investimento da JLL desempenhará as funções de business developer para Industrial & Logistica, integrando a área de Retail & Logistics Investment, especializada em transações deste tipo de ativos, reportando a Marlene Tavares.

Mariana Rosa, head of leasing markets advisory da JLL, refere: «Não há dúvida de que 2022 deverá dar continuidade à forte procura por espaços de industrial e logística. Além disso, espera-se um aumento do capital direcionado para o desenvolvimento de novos projetos. Há mais de um ano que temos um departamento de agência concentrado na prestação de serviços exclusivamente para este tipo de imobiliário e o balanço é excelente. É um sector de forte potencial onde queremos continuar a crescer e a aportar valor acrescentado aos nossos clientes.»

Por sua vez, Gonçalo Santos, head of capital markets da JLL, salienta: «Os ativos logísticos e operacionais serão um foco importante para os investidores ao longo deste ano. E, dado o desequilíbrio entre uma forte procura ocupacional e a escassez de produto moderno já concluído, os planos de investimento neste segmento vão incluir não só a aquisição de ativos para rendimento como também negócios de forward purchase/ financing, em que os investidores se associam aos projetos na fase da promoção. Ou seja, antecipamos uma procura muito acentuada para investimento em Industrial & Logística, com diversas estruturas de operações, numa tipologia de imobiliário que tem muitas especificidades. Faz todo o sentido termos uma equipa especializada neste segmento, garantindo as melhores soluções para os nossos clientes.»

Nuno Esteves iniciou o seu percurso profissional em 2005, com forte ligação ao sector imobiliário e, em específico, ao segmento industrial e logístico, trabalhando de perto com promotores e investidores imobiliários. Também parte da equipa da consultora desde início de 2022. Tomás Bonifácio tem formação em Arquitetura e Gestão, com experiência nas áreas de Escritórios/ Workplace, Industrial e Logística e Desenvolvimento. Trabalha no sector imobiliário corporate desde 2012, com passagem pelo BNP Paribas, pela Deloitte e pela NOS. Antes de entrar na JLL, trabalhou como asset manager na Altamira/ DoValue, gerindo uma carteira de ativos avaliada em mais de 80 milhões de euros. Pedro Trezentos trabalha no sector imobiliário há mais de 20 anos, igualmente com forte especialização no sector Industrial & Logística, no âmbito do qual assumiu funções para a área de gestão de ativos em várias empresas. Mais recentemente desenvolveu o seu percurso ligado também ao segmento residencial de luxo. Tem uma pós-graduação em Strategy and Operations pelo Internacional Business Management Institute em Berlim.