Uma feira de emprego para recrutamento inclusivo

Com o objetivo de cultivar um ambiente de trabalho aberto e positivo, o BNP Paribas está a organizar a iniciativa «Ability Day», uma feira de emprego que dará a conhecer todas as ofertas de trabalho disponíveis no banco com o objetivo de incentivar a candidatura de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Esta feira, agendada para o dia 29 de março e que irá decorrer das 13H00 às 16H00, conta com a presença de 12 associações e 24 universidades, procurando assim chegar ao maior número de pessoas possível. As inscrições podem ser feitas aqui

A feira será uma oportunidade de todos os participantes conhecerem algumas das equipas que se encontram a contratar e também de falar com a equipa de recrutamento do BNP Paribas para esclarecer dúvidas e curiosidades sobre como é trabalhar no banco. O objetivo passa por garantir que, depois destes momentos de partilha e discussão, os potenciais candidatos possam ser encaminhados para processos de recrutamento que se encontram ativos.

O «Ability Day» tem como principais destinatárias pessoas portadoras de deficiência de diferentes grupos, como deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência motora ou perturbações dentro do espectro do autismo, bem como associações e entidades que promovam a integração destas pessoas no mercado de trabalho.

«Realizamos este evento para, de uma forma muito prática, dar a conhecer as ofertas de trabalho existentes no banco e que estão abertas a todos. Acreditamos que, desta forma, combatemos de forma concreta o preconceito de que as pessoas com deficiência não podem ser incorporadas no mercado de trabalho», refere Carla Jorge da Costa, head of recruitment do BNP Paribas Portugal.

.

Diversidade e Inclusão como vetores fundamentais

A realização desta iniciativa surge no âmbito de uma política comprometida e responsável de diversidade e inclusão, que tem norteado a atuação do BNP Paribas há vários anos. Neste âmbito, o banco tem vindo a promover diferentes iniciativas, entre as quais ser signatário do the International Labor Organization’s (ILO) Global Business and Disability Network Charter. Com esta ação, o BNP Paribas fomenta o emprego de pessoas com deficiência, toma medidas para garantir a manutenção do emprego e incentiva a acessibilidade universal, tendo assinado em 2020 o seu quarto acordo para renovar o compromisso com a integração profissional das pessoas com deficiência.

Na primeira edição este ano, o «Ability Day» pretende sensibilizar para que as vagas de emprego sejam abertas a todos os potenciais candidatos. «Com a realização deste evento, queremos dar a conhecer as oportunidades que temos disponíveis e, ao mesmo tempo, demonstrar que temos as condições para receber todos os que se quiserem candidatar», refere Sylvie Le Pottier, head of human resources do BNP Paribas Portugal. «Temos parceria com diferentes associações que nos permitem trabalhar este programa de recrutamento inclusivo e estamos muito orgulhosos de ter connosco tantas entidades nesta feira, como a Federação Portuguesa de Surdos, a Associação Salvador, a ASHBIP, o Café Joyeux, entre muitas outras. No banco, trabalhamos todos os dias para assegurar uma genuína cultura de oportunidades e de inclusão, assegurando a igualdade de circunstâncias para todos os candidatos», conclui.