388.000 bolsas em três anos para estudantes, profissionais e empresários

O Banco Santander apoiou em 2021 mais de 162.000 estudantes, profissionais, projetos empresariais e PME (pequenas e médias empresas) através do Santander Universidades, com um investimento de 106 milhões de euros.

Desta forma, o banco encerrou o período dos últimos três anos com a atribuição de 388.000 bolsas e reforça a sua aposta na aprendizagem contínua (lifelong learning), privilegiando a excelência e a igualdade de oportunidades. Isto representa um aumento de 94% em relação ao seu compromisso para este período, em que tinha como meta ajudar 200.000 pessoas a progredir através dos seus programas de bolsas, estágios e empreendedorismo.

Só em 2021, mais de 40.600 pessoas acederam a uma bolsa de estudo, investigação ou mobilidade académica; mais de 23.100 foram beneficiados por programas de empreendedorismo através da iniciativa global Santander X (ver aqui); e quase 98.500 por uma bolsa de estágios profissionais e programas de formação de reskilling e upskilling para promover a empregabilidade.

Um dos principais fatores que tem marcado os programas desenvolvidos em 2021 no novo cenário de emprego após a crise socioeconómica pós-Covid tem sido a importância de promover a reciclagem profissional (reskilling) e a necessidade de adquirir novas competências (upskilling). E nesse sentido, o Banco Santander tem feito um esforço significativo para aumentar a oferta de bolsas, incluindo programas abertos a todos os perfis e idades, oferecer roteiros de formação que promovam competências digitais, desenvolvimento das competências mais procuradas pelas empresas, acesso a estudos universitários, excelência académica e igualdade de oportunidades.