Bolsas para qualificar o talento nacional em TI

A escola de código Le Wagon e a startup portuguesa Landing.Jobs uniram-se mais uma vez para tornar a entrada no mercado das tecnologias de informação (TI) mais acessível ao fornecer 50 bolsas de estudo nos bootcamps de Web Development e Data Science, em formato part-time. Com a duração de 24 semanas, estes bootcamps são ideais para trabalhadores ou estudantes, com mais de 18 anos, que queiram agarrar uma nova oportunidade paralela à sua vida profissional ou académica.

Tendo em conta a escassez de talento em Portugal neste sector, a parceria pretende impulsionar a carreira de futuros profissionais de TI através da requalificação ou da melhoria de competências. Desde jovens, sem conhecimento prévio de programação, até gestores que queiram mudar de carreira. Em regime de ensino part-time, este curso é uma opção bastante mais flexível a nível de horário, sendo que há a possibilidade de participar de forma híbrida – durante a semana remotamente e aos sábados presencialmente.

Para os 50 alunos selecionados, haverá uma redução de 1.000 euros nas propinas do curso, a possibilidade de pagar o valor restante em parcelas e ainda duas sessões de aconselhamento personalizado de carreira com a Landing.Jobs. As candidaturas podem ser feitas aqui.

Nuno Loureiro, southern europe general manager na Le Wagon, refere: «Os nossos bootcamps são uma proposta didática inovadora focada na aprendizagem prática e com um resultado muito concreto: aprender a criar de raiz uma web app ou um data product. Hoje em dia, estas competências são extremamente valiosas para diferenciação nos empregos atuais, em mudanças de carreira ou até em novas aventuras de empreendedorismo.»
Pedro Moura, chief marketing officer (CMO) na Landing.Jobs, aponta por sua vez: «A vinda de empresas internacionais para Portugal devido à qualidade do seu talento tecnológico está a mudar o panorama, impulsionando as empresas locais a melhorar a sua competitividade, atraindo e retendo talento.»

As candidaturas para o curso de Web Development em part-time, que permite criar um produto, desde o seu desenho até à colocação em produção, terminam no dia 22 de março. Para os que não conseguirem realizar a sua candidatura a tempo irá haver outra edição do curso de Web Development a 15 de outubro. Quanto à Data Science, outra formação oferecida pela Le Wagon, podem contar com um novo curso em part-time a começar a 18 de junho.

Ambas as empresas têm já um historial de projetos em conjunto, como o Tech Career GPS e a Future.Works Tech Conference, renovando assim as intenções para o ano de 2022. Inclusive, através da dinamização de um workshop de Web Scraping a 23 de março, dado por João Cálem, professor da Le Wagon, as inscrições estão abertas aqui.